Nota conjunta DEJOR/COJOR

0 Flares 0 Flares ×

O Departamento de Jornalismo e o Colegiado do Curso de Jornalismo divulgaram uma nota conjunta com algumas orientações e encaminhamentos aos discentes e docentes.

Também está disponível o boletim administrativo da UFOP, com as informações da última reunião do CUNI, que ocorreu no dia 17/03, que deliberou pela suspensão das atividades presenciais.

Devido as demandas que surgem, com a suspensão das atividades, as coordenações e chefias estão em diálogo constate e as informações serão atualizadas quando deliberadas.

Confira a nota:

” Mariana, 18 de março de 2020.

Nota Conjunta

Queridas e queridos estudantes, docentes, técnicos/as administrativos e demais colaboradores/as terceirizados/as e anistiados/as,

O Departamento de Jornalismo (DEJOR) e o Colegiado do Curso de Jornalismo (COJOR) estão acompanhando de perto os encaminhamentos a serem dados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) depois da suspensão das atividades presenciais aprovada ontem, terça-feira,
17/3, em reunião do Conselho Universitário (CUNI).

Importante deixar claro que, neste momento, não houve suspensão do calendário acadêmico, apenas das atividades presenciais, por uma questão emergencial e de saúde pública. A universidade está trabalhando para definir os próximos passos o quanto antes. À medida que as diretrizes forem sendo estabelecidas pelo comitê gestor da crise na universidade, daremos informações mais concretas.

De todo modo, a situação é excepcional e demanda cuidado e planejamento, sobretudo considerando as especificidades de cada instituto, de cada curso, do corpo discente, docente, técnico, terceirizado e demais colaboradores/as. A partir dessas orientações poderemos subsidiar o corpo docente e técnico, em diálogo com as instâncias discentes, na montagem de estratégias para cada disciplina e atividade do curso de Jornalismo, de acordo com as possibilidades, necessidades e especificidades de cada ação realizada no âmbito do departamento e do curso de Jornalismo.

Enfatizamos, portanto, que qualquer decisão, além de ser
colegiada, estará atenta às diferenças pedagógicas entre disciplinas teóricas e laboratoriais e levará em consideração as possibilidades de acesso às ferramentas digitais (como o Minhas UFOP, Moodle) para aplicação pedagógica.

Em relação ao estágio obrigatório, informamos que a
Comissão de Estágio está fazendo uma força tarefa para dialogar com as empresas parceiras no sentido de conscientizá-los/as sobre a necessidade de suspender as atividades presenciais de estágio e, no máximo, propor o trabalho remoto, desde que o/a estudante tenha condições para tal e que sua saúde não se comprometa.

Também informamos que o empréstimo de equipamentos fotográficos e audiovisuais está suspenso e, em breve, informaremos sobre a devolução dos equipamentos em situação de empréstimo.

Pedimos que fiquem atentos/as aos canais de comunicação oficial da universidade, aos emails institucionais e aos canais de informação nas redes sociais para acompanhar a atualização das informações institucionais.

Por fim, fiquem atentos/as aos protocolos de prevenção (autocuidado e cuidado com a saúde pública). Em caso de qualquer sintoma suspeito, devem entrar em contato com os órgãos competentes para notificação.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Karina Gomes Barbosa
Chefe de Departamento do Curso de Jornalismo/ICSA

Profa. Dra. Michele da Silva Tavares