Laboratórios

0 Flares 0 Flares ×

Os laboratórios são parte fundamental do curso de Jornalismo. Neles, estudantes passam grande parte de toda sua trajetória na graduação. Mais que isso, vivenciam desafios e ótimas experiências. Os laboratórios são espaços para discussões direcionadas, para o cruzamento mais denso entre conceitos e práticas das principais atividades do Jornalismo, do planejamento à produção da notícia, da pauta à edição, passando pela apuração, pela fotorreportagem, o planejamento visual, a construção dos produtos para impresso, web, audiovisual, para as mais diversas linguagens, suportes e configurações.  O conjunto de recursos das atividades laboratoriais permite ao curso investir em importantes ênfases temáticas de estudos na área da comunicação, com destaque para a convergência de mídias, a ética, a cidadania, a construção das narrativas e o papel do jornalismo na atualidade. Nessa perspectiva, para complementar a formação das e dos estudantes, diversas atividades laboratoriais estão previstas na matriz curricular da graduação em Jornalismo da UFOP, atendendo as demandas não só de ensino, mas também de pesquisa e extensão.

Além das e dos docentes envolvidos, as atividades laboratoriais contam com o apoio de três técnicos específicos – Anderson Medeiros (audiovisual), Monique Campos (Fotografia e Planejamento Visual) e Thiago Caldeira (Audiovisual) e da equipe do almoxarifado – Kelly Moutinho e Osmira Ramos de Oliveira.

Veja abaixo informações sobre os laboratórios do Jornalismo/UFOP

  • Laboratório de Redação – espaço em que acontecem as aulas de redação e disciplinas de produção textual. Também utilizado como apoio para atividades de navegação e pesquisa em disciplinas obrigatórias e eletivas, para redação e preparação de trabalhos.
  • Laboratório de Planejamento Visual – abriga as aulas de Planejamento Visual e de produção laboratorial do jornal Lampião e da revista Curinga. Além disso, é amplamente utilizado em disciplinas eletivas da área visual (Jornalismo Visual, Design de Informação, entre outras) e para atividades de produção multimídia.
  • Laboratório de Webjornalismo – destinado às aulas e atividades de disciplinas relacionadas com webjornalismo, tecnologias de informação e comunicação (TICs), mídias digitais e cibercultura. Também bastante utilizado pelas e pelos estudantes para a produção audiovisual, edição de vídeos e áudios e construção de produtos multimídia. Nele, desenvolvem-se estudos e experimentação de formatos e plataformas diversas; produção de textos para web, estudo de ferramentas para jornalismo on-line, edição de produtos laboratoriais em plataforma web. Tendo em vista que  a convergência de mídias é uma das importantes ênfases temáticas de estudos na área da comunicação do curso de jornalismo da UFOP.
  • Laboratório de Fotografia – o curso conta com acervo de equipamentos para a prática fotográfica, disponível para estudantes executarem atividades que envolvem diretamente a disciplina Fotojornalismo e também todas as disciplinas de produção jornalística, especialmente o jornal Lampião, a Revista Curinga, os produtos experimentais de Webjornalismo e de outras disciplinas obrigatórias e eletivas, além dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
  • Laboratório de Audiovisual – a área de audiovisual tem uma grande participação nas atividades da graduação, das disciplinas específicas – obrigatórias e eletivas – como Linguagem Audiovisual, Telejornalismo, Documentário, Produção e Experimentação Audiovisual, entre outras – aos TCCs, coberturas de eventos, experimentações, projetos de extensão e produções pontuais. A infraestrutura de audiovisual inclui o estúdio, os espaços de edição e finalização de audiovisual e os equipamentos de produção externa e interna (para imagem, som e iluminação).
  • Laboratório de Webrádio – espaço utilizado para a produção de programas da webrádio Plural, gravação e edição de programas e locuções para as disciplinas Radiojornalismo, Webjornalismo, entre outras produções audiovisuais como documentários, TCCs e vídeos experimentais. O laboratório conta com estúdios adequadamente preparados do ponto de vista técnico e acústico, além de interface visual com o Laboratório de Webjornalismo.
  • Laboratório de Radiojornalismo – espaço adaptado para aulas específicas e produção de programas. Conta com estúdio conexo ao da Webrádio Plural para a produção de matérias, entrevistas, gravação de áudio e locução, edição e finalização. Apoia as atividades das disciplinas Radiojornalismo, Linguagem Sonora e outras disciplinas obrigatórias e eletivas com produção em áudio, como Projetos Experimentais (TCC) e produções multimídia. Conta também com equipamentos portáteis de gravação de áudio.
  • Laboratório de Informática (LCC) – Laboratório compartilhado de computação para acesso à internet e atividades básicas como pesquisa, redação de trabalhos, preparação de planilhas e apresentações, comunicação e acesso a redes sociais. Equipado com computadores PC/Linux, é compartilhado pela comunidade do ICSA.

Veja também
Normas de uso e empréstimo de equipamentos e laboratórios – ICSA (em breve)
Disciplinas obrigatórias e eletivas (matriz curricular a partir de 2015.2)
Produções do Jornalismo/UFOP
Lampião – jornal laboratório do Jornalismo/UFOP
Curinga – revista laboratório do Jornalismo/UFOP
Núcleo de Produção Audiovisual
Webrádio Plural
Biblioteca

Saiba mais
Corpo Técnico
Corpo Docente
TCCs concluídos
Projeto pedagógico (em breve)

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×