Disciplinas laboratoriais, projetos e produções discentes
Estudantes do Jornalismo UFOP atuam em várias frentes de trabalho durante o curso e sua produção é oriunda de várias iniciativas, para além das atividades curriculares. Das disciplinas, atividades de pesquisa e extensão e projetos diversos, surgem produtos de comunicação que se acumulam desde o início do curso de Jornalismo/UFOP. Abaixo, algumas das produções em andamento ou já concluídas feitas em atividades laboratoriais de produção experimental em comunicação, em projetos de pesquisa ou extensão, nas mais diversas plataformas e suportes.
Jornal Lampião – produzido na disciplina LABORATORIO INTEGRADO I (JOR628). O jornal Lampião foi criado em 2011 pela turma pioneira do curso, que ingressou no segundo semestre de 2008. Naquele período, sob a orientação da professora Hila Rodrigues e dos professores Anderson Medeiros e Ricardo Augusto, o discentes discutiram e definiram o nome, o projeto gráfico-editorial e suas diretrizes, estabelecendo assim uma primeira condição de existência: o jornal trataria da cidade de Mariana e região abordando assuntos de relevância para a população. Desde o surgimento, o Lampião foi muito bem recebido pela comunidade de Mariana e região e também obteve projeção na comunidade universitária e profissional de comunicação, conquistando diversos prêmios como o Expocom (Regional e Nacional), o Top Cultura (Ouro Preto e Região) e o prêmio Délio Rocha – Jornalismo de Interesse Público (categoria estudantil). Diversas professoras e professores fizeram parte da equipe de orientação do Lampião desde sua fundação: Adriana Bravin, Priscila Borges, André Carvalho, Denise Figueiredo, Cláudio Coração. A atual equipe de orientação é formada pelas professoras Karina Gomes Barbosa, Ana Carolina Lima Santos e Talita Aquino.
Confira e acompanhe pelo novo portal e pelo Facebook. Confira o antigo site do jornal website.
Revista Curinga – produzida na disciplina LABORATORIO INTEGRADO II: GRANDE REPORTAGEM (JOR236). A revista Curinga nasceu em 2011, com a primeira turma do curso de Jornalismo, como uma publicação de variedades voltada para o público jovem, universitário, criada sob a orientação dos professores Ruleandson do Carmo, Priscila Borges e Anderson Medeiros. “Uma revista aberta ao debate e fechada ao preconceito”, dizia o primeiro editorial. O nome foi escolhido por votação nas redes sociais, explica o texto. E indica a proposta que norteou o projeto: as diversas faces de uma revista para informar, entreter e evidenciar valores ocultos em temas de interesse dos jovens. Criatividade e experimentação sempre marcaram a trajetória da revista, que recebeu vários prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Intercom.
A revista Curinga pode ser acessada pelo novo portal, no Facebook e pelo Instagram.
Acesse as edições 0 até 26 pelo ISSUU.
Acesse as edições anteriores pelo antigo website da revista.
Webrádio Plural – A Webrádio plural foi ao ar em outubro de 2014, desde então, as e os estudantes de Jornalismo se dedicam com empenho e vontade na produção de programas radiofônicos para diversos estilos e gostos. Falam sobre cultura, esportes, lazer, música, vida e saúde, dentre muitas outras temáticas, tendo como foco questões que tratam das cidades de Mariana e Ouro Preto. O projeto foi criado pela professora Nair Prata, é orientado professor Carlos Jáuregui, contando a participação entusiasmada de estudantes de todos os períodos do curso.
Confira e acompanhe pelo website e também pelo Facebook
Audiovisual UFOP – Central de Produção Audiovisual da UFOP
Este é o portal que abriga produções audiovisuais de estudantes do Jornalismo UFOP. Os trabalhos são realizados tendo em vista diversas vertentes das formas de produção audiovisual de interesse público e do público. Aqui estão hospedadas as produções em telejornalismo, informações que tratam primordialmente das cidades de Mariana e Ouro Preto. O website é um banco de dados com as reportagens realizadas desde a primeira turma que se formou em Jornalismo pela instituição em 2012. Estão disponíveis também diversas produções realizadas pelo corpo discente na disciplina de “Documentário”. Com frequência os trabalhos estudantis integram mostras de audiovisual, já tendo participado com êxito de festivais em Tiradentes, Ouro Preto, São Paulo, Recife e do Prêmio Expocom.
Confira e acompanhe pelo website e também pelo Facebook
Entre o Sucesso e a Lama: Experimentações de linguagens e processos na construção de (meta)narrativas sobre o Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana – Produção multimídia para a disciplina Webjornalismo (2015.2). Premiada no Expocom Sudeste / 2016.
Cítrico – Blog produzido pelos alunos na Disciplina Crítica de Mídia.
#tecer – Site jornalístico editado pelos alunos de Técnicas de Reportagem e Entrevista (confira e acompanhe também pelo Facebook).
#coberturas #UFOP – Site de matérias e conteúdos produzidos em coberturas de eventos desenvolvidas por estudantes do curso.
Prosaico: Histórias de Vida – Site com trabalhos produzidos para as disciplinas Redação em Jornalismo II e Jornalismo Biográfico.
Transporte Público: Insatisfação Coletiva – Produto experimental da disciplina Webjornalismo (ou pelo Facebook)
A Fé que Move Mariana – Produto experimental da disciplina Webjornalismo
Antes do fim – Produto experimental da disciplina de Webjornalismo
Entre em Mariana – Produto experimental da disciplina Webjornalismo
Ouro Preto – Produto experimental da disciplina Webjornalismo
Tribuna da Palhaçaria 2012 – Cobertura do 4° Encontro de Palhaços de Mariana
Tribuna da Palhaçaria 2011 – Cobertura do 3° Encontro de Palhaços de Mariana
Tribuna da Palhaçaria 2010 – Cobertura do 2° Encontro de Palhaços de Mariana
Jornalismo Científico – Blog da disciplina Jornalismo Científico
Veja também
Verbalize! Jr – A Verbalize! Jr. é a empresa do curso de Jornalismo da UFOP. Desenvolve atividades voltadas para serviço de comunicação social em geral, focada nas áreas do jornalismo e, quando necessário, da publicidade e propaganda, relações públicas e, eventualmente, da área de marketing. Tudo isso pensando em incentivar a capacidade empreendedora do aluno, dando a ele uma visão profissional do mercado de trabalho já no âmbito acadêmico. Acesse o site e o facebook.