Campus Mariana

0 Flares 0 Flares ×

ICSA e Campus Mariana

O curso de Jornalismo da UFOP está sediado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que junto com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), forma o Campus Mariana da UFOP, universidade fundada em 1969 a partir da união de duas tradicionais faculdades. A Escola de Farmácia, criada em 1839, é a mais antiga do estado e a primeira da área farmacêutica na América Latina. A tradicional Escola de Minas foi fundada em 1876, tornado-se a primeira instituição brasileira na formação em mineração, metalurgia e geologia.

Além do campus sede em Ouro Preto, que congrega nove unidades, a UFOP possui ainda o campus de João Monlevade, que abriga o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). Ao todo, nas 12 unidades de ensino da universidade estão 37 cursos presenciais de graduação e mais quatro ofertados na modalidade à distância. Estão ainda 66 cursos e programas de pós-graduação, sendo 21 mestrados acadêmicos, 13 doutorados, sete mestrados profissionais e 25 especializações (lato sensu)

No ICSA estão sediados os cursos de graduação em Jornalismo, Administração, Serviço Social e Economia, além do Mestrado em Comunicação e em Economia Aplicada. No ICHS ficam os cursos de graduação em História, Letras e Pedagogia, o mestrado em Educação, em Letras e mestrado e doutorado em História, além cursos de especialização lato sensu.

Originado com a fundação do ICHS no antigo Seminário Menor e no Palácio dos Bispos, o campus Mariana compreendia as graduações em História e Letras, incorporadas à UFOP em 1979.  Em 2008, houve a ampliação da universidade na cidade, por conta adesão da UFOP ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O ICHS foi contemplado com o curso de Pedagogia e houve a instalação de uma segunda unidade em Mariana, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), para abrigar as outras novas graduações. A expansão promoveu a chegada de diversificadas atrizes e atores sociais, que muito influenciaram na transformação da universidade, que mais do que dobrou de tamanho após o Reuni. A vida da cidade também mudou bastante com a expansão da UFOP.

O Campus Mariana abriga estruturas administrativas, de ensino, pesquisa, extensão. Conta ainda com as bibliotecas e restaurantes universitários nas duas unidades. Ao redor dos institutos, diversos espaços de integração entre os membros da comunidade universitária e da cidade são de fundamental importância. Por se tratar de uma cidade pequena, as áreas de convívio e atividade do Campus tornam-se centrais para a comunidade universitária, sendo mais que espaços de trabalho e estudo. O número crescente de pessoas vindas de diversas classes sociais, e regiões do país, também ocasionou o fortalecimento de práticas de integração entre as pessoas que atuam nas unidades acadêmicas, com eventos como a Semana de Integração, as calouradas e as atividades do programa Sou Mais Juventude, que acontecem todos os semestres.

Mariana foi a primeira Vila, a primeira Capital do estado, a sede do primeiro bispado e a primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A cidade tem uma população estimada em 58,8 mil habitantes (IBGE, 2015). A sua economia é baseada principalmente na mineração de ferro. Têm destaque também o turismo, embora a atividade não seja tão central para a cidade como ocorre em outros municípios turísticos do estado, como é o caso Ouro Preto. A presença da universidade também tem forte influência sobre a economia local.

A universidade também se integra ao cotidiano do município por meio de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. No curso de Jornalismo, o jornal Lampião, que trata do cotidiano de Mariana e da região, foi adotado pela população local como importante meio de informação da cidade. Outras atividades de extensão e pesquisa também estão focadas na comunidade. É o caso de projetos de extensão como o Mariana na Lata e o Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia.

O ICSA está localizado à Rua do Catete, 166, no Centro de Mariana. O endereço do ICHS é Rua do Seminário, s/n, também no Centro de Mariana.

Veja também
Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA)
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Biblioteca do ICSA
Biblioteca do ICHS
Semana de Integração
Sou Mais Juventude
Produções do curso de Jornalismo
Projetos de Pesquisa e Extensão

Saiba mais
História da UFOP

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×