Recomendações pedagógicas à comunidade acadêmica do DEJOR

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ATUALIZAÇÃO (21/05/2020): A UFOP cria uma página com informações amplas sobre a atuação e funcionamento da Universidade durante a pandemia: https://ufop.br/coronavirus.

As informações abaixo também já foram atualizadas diretamente com os docentes e discentes do Curso.

O Comitê de gestão de crise do Departamento de Jornalismo e do Colegiado de Jornalismo divulgou nota com recomendações recomendações pedagógicas à comunidade acadêmica do DEJOR.

Baixe o arquivo.

Mariana, 20 de março de 2020.

Recomendações pedagógicas à comunidade acadêmica do DEJOR

1.Autocuidado, cuidado familiar e cuidado coletivo são as prioridades neste momento;

2.A recomendação do DEJOR, do COJOR, do NDE e do CAJOR do curso de Jornalismo ao Conselho  Universitário (CUNI) é que o semestre letivo seja suspenso e que o calendário seja reavaliado quando a comunidade universitária estiver em condições de realizar todas as suas atividades, com toda a infraestrutura oferecida pelos campi da UFOP;

3.Nenhuma disciplina do Dejor tem condições de ser integralmente ofertada à distância. As disciplinas podem manter no máximo 25% das atividades à distância (a critério do/a professor/a);

4.Recomendamos que cada docente conduza investigação sobre as condições de acesso à internet dos/as estudantes matriculados/as em cada disciplina a computadores e demais itens de infraestrutura necessários ao aprendizado antes de planejar e dimensionar as atividades, utilizando ferramentas como Moodle, Google Forms, e-mail institucional;

5.Qualquer atividade avaliativa que eventualmente for passada durante o período de suspensão das atividades presenciais terá o prazo de entrega válido, sem desconto de nota, até após o retorno das aulas;

a. Caso algum/a aluno/a entregue a atividade, o/a docente irá corrigi-la, dar a nota e só depois passar alguma próxima atividade avaliativa;

6.O DEJOR/COJOR/NDE/CAJOR aconselham fortemente que os docentes não ministrem aulas on-line, visto que não se trata de EAD (que requer formação, estratégias e contratos pedagógicos próprios), mas sim de um curso fundamentalmente presencial, profundamente calcado em atividades prático-laboratoriais, e cujas atividades teóricas também são fundadas na presença, no diálogo e em estratégias didático-pedagógicas propostas para realização presencial;

7.Os/as docentes devem priorizar os horários normais das aulas presenciais para eventual envio de materiais de apoio, discussões com a turma, diálogos pedagógicos, a fim de evitar sobretrabalho e precarização da condição do trabalho docente;
8.Recomendamos que os/as docentes tenham disponibilidade para atendimento estudantil, de preferência nos horários das disciplinas;

9.Caso o/a docente passe alguma atividade à turma, é importante que fique claro ao corpo estudantil a natureza da atividade e seu papel na integralização da disciplina – se a mesma constitui atividade extra, se compõe a carga avaliativa da disciplina, se integra a carga horária total da disciplina, etc.;

10.No caso dos TCCs, a recomendação que é os/as orientadores/as avaliem com cada orientando/a a possibilidade da continuidade da orientação dos projetos experimentais e da realização dos trabalhos, e informem à Comissão de TCC (comissaotccjornaufop@gmail.com) a situação de cada orientando/a;

a. Caso algum/a estudante deseje defender o TCC durante o período de suspensão das atividades presenciais, o procedimento será enviar a solicitação justificada ao Cojor para que o pedido seja submetido à Prograd, responsável pelo lançamento da nota. Caso a Prograd defira o pedido de defesa com lançamento de notas extemporâneas no período de suspensão das atividades presenciais, a defesa pode ser realizada:

i. via hangout com todos os membros e o/a estudante à distância, conectados pelos emails institucionais (@ufop.edu.br);
ii. desde que o trabalho seja enviado com 15 dias de antecedência para a banca com cópia à Comissão de TCC;

iii. desde que haja pareceres escritos dos membros da banca;
iv. desde que haja ata de defesa, com concordância dos membros da banca expressa por email, e enviada ao COJOR posteriormente à defesa;

11.Segundo orientação da Prograd, todos os estágios supervisionados do curso de Jornalismo estão suspensos até a retomada das atividades presenciais da universidade;

12.Segundo orientação da Prograd, as atividades laboratoriais estão suspensas até a retomada das atividades presenciais da universidade;

13.O Comitê de gestão de crise do Dejor/Cojor/NDE/CAJOR irá se reunir periodicamente para avaliar o cenário após cada reunião do CUNI da UFOP e, excepcionalmente, a cada mudança de conjuntura;
14.Questões relativas aos projetos de extensão e projetos de Iniciação Científica passam diretamente pelas instâncias da PROPP e da PROEX, por isso pedimos aos/às docentes que acompanhem as informações das pró-reitorias.

O Comitê de gestão de crise do Departamento de Jornalismo e do Colegiado de Jornalismo recomenda que eventuais dúvidas dos/as docentes sejam enviadas aos emails do DEJOR/COJOR. Deixamos claro que não temos todas as respostas para este momento singular, cujo cenário tem se modificado constantemente.

Profa. Karina Gomes Barbosa, DEJOR

Profa. Michele da Silva Tavares, COJOR

Profa. Adriana Bravin, NDE

Prof. Lara Linhalis Guimarães, Comissão de Estágios

Prof. Evandro Medeiros Laia, Comissão de TCCs

Eduardo Viana, CAJOR

Atenção para as medidas preventivas para o Coronavírus.

Baixe o arquivo.

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