Estágio

0 Flares 0 Flares ×

Durante o curso de Jornalismo o aluno irá realizar o estágio obrigatório curricular e também poderá realizar atividades de estágio não obrigatório.

Estágio não obrigatório

O estágio não obrigatório poderá ser realizado a qualquer momento do curso, devendo o aluno estar regularmente matriculado no curso.

Ao ser aprovado no estágio o aluno deverá entrar em contato com o Colegiado, para a indicação do professor orientador. Ao mesmo tempo, deverá solicitar à organização que irá estagiar o preenchimento do Termo de Compromisso (TCE) e do Plano de Atividades (PAE). Caso a empresa não disponha destes documentos, poderá utilizar o modelo disponibilizado pela UFOP, a partir da página da PROGRAD, item bacharelado.

Atenção para os procedimentos durante a pandemia (COVID-19): caso o estágio seja remoto a informação deverá constar, preferencialmente no PAE ou no TCE. Caso o estágio seja presencial, deverá seguir as informações constantes no item “orientações para estágio durante a pandemia da COVID-19” no mesmo link da PROGRAD e entregar a documentação complementar.

Para questões sobre o estágio obrigatório, entre em contato com o Colegiado: cojor@ufop.edu.br

Estágio obrigatório

Ao cumprir 1200h curriculares o aluno está apto para realizar o estágio obrigatório curricular, contudo, curricularmente ele está programado para ser realizado no 7o semestre do curso na disciplina JOR 237 Oficina de Estágio.

O estágio obrigatório foi definido pelas diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Jornalismo, instituídas pela Resolução CNE/CES 01 de 27 de setembro de 2013 e foi implantado como estágio curricular supervisionado no currículo II do curso, em 2015/02. O estágio possui uma carga horária de 340 horas cumpridas em campo, durante a disciplina obrigatória Oficina de Estágio (JOR 237).

O estágio é organizado pela Comissão de Estágio em Jornalismo (CEJor), constituída por, no mínimo, três professores e uma coordenação. A coordenação fica encarregada de gerir todos os processos relativos ao cumprimento deste componente do curso. As/os professoras/professores responsáveis por ministrar a disciplina Oficina de Estágio farão o acompanhamento das/dos estagiárias/estagiários, tanto no que diz respeito à orientações gerais, quanto à supervisão em campo.

De acordo com as normas de estágio no curso, os estudantes poderão cumpri-lo nas seguintes condições:

Art. 3º – O estágio obrigatório em Jornalismo pode ser realizado sob uma das formas a

seguir:

I. Como estágio institucional nos ambientes internos da UFOP;

II. Como estágio em instituições públicas, privadas, do terceiro setor, em fundações

de apoio ligadas à UFOP e demais organizações legalmente constituídas e ativas;

III. Como equivalência, quando funcionário de empresa legalmente constituída e

ativa, desde que exerça funções comunicacionais/jornalísticas, atendendo o presente

regulamento;

IV. Como equivalência, quando proprietário de empresa comunicacional/veículo

legalmente constituída e ativa, desde que desenvolva atividades

comunicacionais/jornalísticas, atendendo o presente regulamento;

Como o PPC destaca, o estágio curricular supervisionado contribui para “a formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva do concluinte do curso, promovendo assim a antecipação de seu desempenho profissional de jornalista, dando-lhe clareza e segurança para o exercício de sua profissão na complexidade e o pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas”.

Regulamento de Estágio Obrigatório em Jornalismo (2020) . Este regulamento tem validade para todos os alunos ingressantes no curso de Jornalismo da Ufop a partir de 2015.2.

Contato sobre questões do estágio obrigatório: estagio.jornalismo.dejor@ufop.edu.br

Comissão de Estágio em Jornalismo
Prof. Adriano Medeiros
Prof. André Quiroga Sandi
Profa. Hila Rodrigues
Profa. Lara Linhalis (Coordenadora)
Rondon Marques

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×