Estudantes, professores e TAEs apresentam trabalhos na Intercom

0 Flares 0 Flares ×

O curso de Jornalismo marca presença no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Intercom 2017, que ocorre entre os dias 6 e 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), conta com apresentações de trabalhos produzidos por estudantes de graduação, recém-graduados, mestrandos, mestres, professores e técnicos-administrativos em educação (TAE’s) do Jornalismo. Os trabalhos serão apresentados no Intercom Júnior, nos Grupos de Pesquisa e na Expocom.

Além disso, em 2017 a professora Nair Prata, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades da Ufop, vinculado ao curso de Jornalismo, assume a diretoria científica da Intercom. A professora Débora Cristina Lopez atua como vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídias Sonoras da entidade.

Confira:

Intercom Júnior
DT Estudos Interdisciplinares de Comunicação
Sherlock Holmes: Semioticista por Excelência?
Fanny Souza, Yasmin Winter, Yasmine Feital e prof. Caíque Pinheiro

DT Jornalismo
Representatividade nas Capas: uma análise sobre o ser-negra nas primeiras páginas da revista TPM
Igor Pereira Mattos e prof. Frederico de Mello Brandão Tavares

Conteúdo de Emissoras Radiofônicas em Redes Sociais: Um Estudo de Caso Sobre a Jovem Pan/SP
Matheus Maritan e Me. Luana Viana

DT Comunicação Audiovisual
Misoginia e narrativa audiovisual: análise do feminicídio na minissérie “Justiça”
Daniela Cristina Felix, Gabriela Ramos, Mariana Rennó e prof. Karina Gomes Barbosa

Jogo de Cena: um estudo sobre ficção e não-ficção
Bárbara Torisu Lemos e profa. Nair Prata

Grupos de pesquisa

GP Teoria do Jornalismo
O Valor-Notícia Proximidade em Brasil Urgente
Profa. Julia Lery

GP Estudos de televisão e televisualidades
Veredas de um programa ambiental no contexto do jornalismo público para televisão
Prof. Adriano Medeiros da Rocha e Me. Anderson Medeiros da Rocha

GP Ficção seriada
Autoria e representação: contexto LGBTTQ nas telenovelas de Aguinaldo Silva
Mariana Barbosa Gonçalves

GP Rádio e Mídia Sonora
Sessão especial – 20 anos de webrádio universitário no Brasil
Expositores: Luciano Klöckner (PUCRS), Eduardo Meditsch (UFSC) e Nair Prata (Ufop)

Mercado radiofônico em transição
Coordenação: Nélia Del Bianco (UnB/UFG), Nair Prata (Ufop) e Antonio Adami (UNIP)

Radialista: uma identidade profissional em constante transformação
Norma Meireles (UFPB), Fernando Andrade (UFPB) e Nair Prata (Ufop)

Análise do impacto do projeto de inclusão móbile digital de rádios brasileiras da ABERT
Nélia Del Bianco (UnB/UFG) e Nair Prata (Ufop)

Desafios à Inovação no Rádio – O Caso do Aplicativo AudioLab Geo
Marcelo Kischinhevsky (UERJ) e Debora Cristina Lopez (Ufop)

Reportagens Radiofônicas Expandidas: Uma Proposta de Conceituação
Me. Luana Viana

Interação no cenário de convergência: um estudo de caso do programa 98 Futebol Clube da Rádio 98 FM de Belo Horizonte
Beatriz Flores, Núbia Azevedo e Rafael Medeiros

GP Comunicação e cultura digital
Não mexa com o brigadeiro: reações brasileiras à crítica de Jamie Oliver ao doce mais famoso do País
Me. Ana Paula Martins Pereira, Me. Aline Monteiro Xavier Homssi Borges e prof. Marcelo Freire Pereira de Souza

GP Comunicação e Esporte
Entretenimento, Informação e Humor: O conceito de INFOtenimento na fanpage Premier League da Depressão
Núbia Maria Silva de Azevedo

GP Geografias da Comunicação
Rompimento da Barragem de Fundão: o evento enquanto acontecimento e suas potencialidades
Ana Ribeiro Malaco

EXPOCOM
Produção transdisciplinar: Charge/caricatura/ilustração (avulso)
O Beco (ilustração – capa de suplemento)
Guilherme de Oliveira Furutani
Confira a programação completa no site oficial do evento.

Recomendados