Canal Futura exibe cineclube durante o Fórum das Letras

0 Flares 0 Flares ×

Entre os dias 10 e 15 de novembro, Ouro Preto (MG) recebe o Cineclube Futura. Durante o Fórum das Letras, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Canal Futura, que concilia a programação da tela da TV com ações de mobilização extramuros, apresentará mostras temáticas no Cine Teatro Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Brito, 47). O Cineclube é voltado para educadores, estudantes e moradores da região, com conteúdos que abordam temas diversos como direitos dos povos indígenas, novas questões de gênero e seus desafios, conflitos de origem ética e racial, dentre outros.

A programação será aberta na quinta-feira, 10, e as exibições serão seguidas de rodas de conversa, com sessões às 14h30, 16h30 e 18h30. As mostras do período da tarde apresentam documentários curtos exibidos na faixa Sala de Notícias; à noite, serão exibidos filmes produzidos pelo DOC Futura – iniciativa que seleciona, todos os anos, um projeto para realização de um documentário que trate de temas provocadores, com abordagens inusitadas. O primeiro filme será “Levante!”, que reflete sobre o papel das novas tecnologias na mobilização em torno de causas sociais ao redor do mundo.

Entre os títulos que serão exibidos, também estão outros filmes produzidos pelo Futura, como “Armados”, que faz uma análise sobre o papel das armas na sociedade brasileira e o seu protagonismo no quadro de violência dos grandes centros urbanos; “Escola das Águas”, gravado no Pantanal durante o  isolamento causado pela cheia dos rios; e “Não saia hoje”, vencedor do último pitching Futura, que apresenta a luta de mães da periferia de São Paulo em busca de justiça pelo assassinato de seus filhos durante os Crimes de Maio.

Veja a programação completa

Informações: Cineclube Futura