INFORMAÇÕES SOBRE O PERÍODO LETIVO ESPECIAL (PLE) EMERGENCIAL

0 Flares 0 Flares ×

Buscando facilitar o entendimento sobre o Período Letivo Especial (PLE) emergencial, remoto, que a Universidade Federal de Ouro Preto ofertará, o Departamento de Jornalismo e o Colegiado do Curso de Jornalismo elaboraram este informativo. Caso haja alguma dúvida, escreva para o colegiado, pelo e-mail: cojor @ ufop.edu.br

O QUE É O PERÍODO LETIVO ESPECIAL

O Período Letivo Especial é a maneira que a Universidade encontrou para retomar as atividades letivas, durante o período da Pandemia, ofertando disciplinas de forma remota. Portanto, o PLE será integralmente remoto e não haverá aulas presenciais.

DISCIPLINAS

Os cursos tiveram autonomia para a escolha de ofertar ou não disciplinas no PLE, o Departamento de Jornalismo aderiu entendendo que devemos retomar o processo de ensino e, com os dados levantados pelo questionário enviado aos estudantes pelo curso, criou uma oferta que objetiva atender ao maior número de alunos, bem como identificou quais disciplinas podem ser ofertadas e assistidas de forma remota. Assim, o curso de Jornalismo, para este PLE, optou pela maior oferta em disciplinas eletivas, havendo somente duas obrigatórias. Em função da necessidade de uso de laboratórios e/ou software específicos, a Universidade determinou que não podem ser ofertadas disciplinas totalmente práticas e o curso entende que não seriam possíveis também. As nossas disciplinas são, em sua maioria, teórico-práticas e realizaremos a adaptação possível para o ambiente remoto.

Foram pensadas em duas frentes de formação: uma por disciplinas denominadas “Tópicos Especiais”, que contemplarão aspectos amplos das áreas do curso; e a segunda por disciplinas específicas. A recomendação para matrícula é o equilíbrio das frentes, ou seja, um “Tópico Especial” e outra disciplina específica.

Para os alunos do primeiro semestre, o Curso de Jornalismo e o Departamento de Ciências Sociais organizaram um conjunto de disciplinas direcionadas (JOR210 e CSO101).

MATRÍCULA

Para o Período Letivo Especial (PLE) é possível se matricular em até duas disciplinas entre as ofertadas pelo Curso. As matrículas para o PLE acontecerão de 10 a 16 de agosto, pelo sistema MinhaUfop. Confira o PDF com o tutorial de matrícula.

Para os alunos do primeiro semestre, ingressantes no curso, um comunicado, por e-mail, foi enviado para estes alunos com informações específicas sobre o processo de matrícula.

Os alunos do currículo 01, matriz curricular até 2015/01, devem preencher o requerimento solicitando a matrícula, como facultativa, apontando quais disciplinas irão cursar. O e-mail deverá ser enviado até o dia 15/08, para o cojor @ ufop.edu.br com o assunto: Matrícula PLE – alunos currículo antigo.

Casos especiais que demandarem matrícula em mais de duas disciplinas serão analisados pelo Colegiado. Para tanto, é necessário o envio de justificativa do pedido por meio de requerimento, apontando as disciplinas que já foram matriculadas e qual(is) a(s) outra(s) serão necessárias. O e-mail deverá ser enviado até o dia 15/08, para o cojor @ ufop.edu.br com o assunto: solicitação de ajuste PLE.  Se aprovado, o ajuste será realizado internamente pela coordenação entre 17 e 18/08, condicionado à disponibilidade de vaga na disciplina.

Lembramos que as matrículas no PLE são facultativas, mas gostaríamos muito da sua participação! A decisão de não se matricular em nenhuma disciplina ofertada não afetará o seu histórico e você não perde o vínculo com a Universidade.

Os estudantes que estão em situação de trancamento de matrícula, Mobilidade Acadêmica ou afastamento estão impedidos de se matricular no PLE. Entretanto, poderá ser enviada uma solicitação via e-mail para o colegiado, com um requerimento, pedindo a anulação do trancamento com o prazo de cinco dias úteis antes do período de matrícula.

Cancelamento de matrícula só será aceito mediante justificativa devidamente documentada, que será avaliada pelo colegiado de curso e/ou pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Nesse caso, a solicitação deve ser requerida antes do dia 19 de outubro, início do período de realização do exame especial.

AULAS

As aulas irão começar no dia 24 de agosto e terminar em 17 de outubro de 2020, sendo o período de 19 a 21/10 destinado para Exames Especiais.

A plataforma oficial da Universidade é o MOODLE, portanto as atividades e links para documentos e outros sites estarão neste ambiente. Fica autorizada a utilização de outras plataformas (Google classroom, Canvas, mídias sociais, WhatsApp, Facebook, Instagram, dentre outros), desde que o docente se responsabilize pelo cadastro do discente e pela organização das informações para acesso futuro, se necessário.

As atividades síncronas, ou seja, que ocorrem em sincronia com a presença do professor e dos alunos no mesmo momento, quando realizadas devem observar, de preferência, a coincidência com os respectivos horários das aulas previstos. Estas atividades podem ser, chat, fóruns, webconferências (transmissões ao vivo), entre outros e devem ser registradas ou gravadas. “Em relação às atividades síncronas, devem ser assegurados meios para que os alunos matriculados que, em virtude de problemas de conexão, fiquem impossibilitados de acompanhar alguma aula específica, tenham acesso ao conteúdo tratado”, portanto, o link para acesso, antes ou após o evento, deverá ser disponibilizado no MOODLE.

Para que o aluno possa se organizar, sabendo quais aulas serão síncronas ou assíncronas e quais os prazos das atividades, o Plano de Ensino estará disponível no início da oferta da disciplina, incluindo as datas, atividades e como será realizada a avaliação e controle de frequência.

O planejamento e formato das disciplinas está sendo pensado, buscando o apoio da UFOP, para que as atividades possam ocorrer dentro de um modelo remoto que dê conta da diversidade no acesso à Internet e aos momentos que podem ser dedicados aos estudos. Portanto o aluno, para participar, deve possuir um dispositivo com acesso à internet e organizar o tempo de estudo para poder participar das atividades síncronas e se dedicar as atividades assíncronas.

Acesso completo à Resolução CEPE 8.000 e CEPE 8.005, que dispõe sobre a PLE.

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO e OBRIGATÓRIO

O Colegiado do Curso de Jornalismo, em diálogo com a Comissão de Estágio, liberou em junho a retomada dos estágios. Serão autorizados somente estágios que possibilitem o trabalho remoto. Acesse a Resolução.

TCC

Para os alunos que estão matriculados em 2020/01, as orientações e defesa de TCC I e TCC II estão liberadas.

O processo de orientação deverá ser realizado em comum acordo entre orientando e orientador. Até o momento, a continuidade é facultativa e quem não retomou o processo pode entrar em contato com o orientador ou aguardar a retomada das aulas presenciais e/ou novas diretrizes.

Aos que estão finalizando o TCC I ou II o Colegiado do Curso de Jornalismo divulga a resolução 003/2020, com os procedimentos para a marcação e realização das bancas, na modalidade remota.

Última atualização: 25/08 - 20:30h.

Recomendados

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×