Trabalhar pelo coletivo

Por Charles Santos

Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Barão de Cocais, filho de Waldemar das Dores e D. Santina da Conceição, Geraldo Abade das Dores compõe uma família que possui fortes raízes políticas. Tem em seu pai, que foi prefeito da cidade por dois mandatos e em sua irmã Cléria Maria, primeira prefeita eleita de Minas Gerais, exemplos de lideranças. Abade, que é servidor público desde 1974, ocupou a prefeitura por três mandatos, sendo um deles de 1993 a 1996 e durante os oito últimos anos, de 2005 a 2012. Bacharel em Direito, também possui alguns reconhecimentos importantes, foi condecorado com as medalhas da Inconfidência e Santos Dumont, em 2006 e, em 2009, recebeu a Amigos da Marinha.

Charles: Em fim de mandato você tem sensação de dever cumprido ou frustração por algo inacabado?

Abade: Eu tenho a sensação de dever cumprido, eu acredito que nós concluímos 95% do plano de governo, também fizemos muita coisa que não estava incluída nele e realmente a administração pública é uma coisa muito complexa. A gente é obrigado, tem a responsabilidade de estar retribuindo este carinho e esse voto de confiança que o povo nos dá. Eu acho que Deus nesse primeiro e segundo mandato agora me deu recursos políticos, aceitação popular e o carinho que o povo teve conosco nesses últimos oito anos.

Charles: Como é contribuir diretamente no desenvolvimento do município?

Abade: Eu acredito que isso é muito bom para o ego e o próprio bem estar da gente, é super importante porque vendo assim no olhar das pessoas elas tem muito respeito com a gente. Nesse mandato que exerci ninguém reclamava comigo nada, eu tenho sido muito bem tratado pela comunidade e nunca fui criticado assim pessoalmente. Creio firmemente no propósito de pensar coletivo. Se o prefeito conseguir atender coletivamente até 70% da população, será satisfatório. Porque a maioria quer um posto de saúde, bons médicos, condição de vida melhor.

Charles: Qual a experiência adquirida como servidor municipal antes de ocupar o cargo de prefeito?

Abade: Esse tempo que você tem no serviço público te faz enxergar mais rápido os problemas. Por exemplo, você está na rua trabalhando. Você vê os problemas, percebe que está faltando uma rede de água ou de esgoto. Cria uma experiência interna, começa a ver mais o lado do coletivo igual nós já falamos. Consegue a começar a resolver alguns problemas, resolvendo-os parte para outros e incentiva a procura pelos órgãos públicos para ajudar a resolver. Você tá vendo de perto, então aquilo ali te dá uma dimensão muito grande dos problemas e das soluções também. Eu falei no final do ano: Criticar é fácil, fazer que é muito difícil. Às vezes a pessoa critica, mas não traz uma solução. Problema todo mundo tem, mas às vezes é muito fácil você chegar ali falar mal e não apresentar uma solução viável. Então eu acho que a solução tem que ser dita para que as coisas aconteçam.

Charles: Vindo de família com tradição política, você pode acompanhar de perto os mandatos do seu pai e o de sua irmã. Quais os principais feitos deles que você mais admira?

Abade: O maior feito do meu pai foi ter iniciado a construção do hospital municipal que carrega inclusive o nome dele, eu vejo isso como a parte social de maior alcance aqui em Barão de Cocais. Foi ele que lutou e conseguiu fazer grande parte e trouxe muitos equipamentos através de sua influência política. Ele gostava muito dessa parte social e era muito voluntário, sempre foi um cara democrático, nunca se deixou influenciar. A Cléria minha irmã, o principal feito dela foi trazer a MG 436 asfaltada até Barão de Cocais. Na época dela também vieram os primeiros empresários trazendo a modernização e desenvolvendo uma das principais empresas da cidade a Simetal na época.

Charles: Já nos seus mandatos, pra você quais são as principais realizações que mais contribuíram para o desenvolvimento da cidade?

Abade: O maior desenvolvimento da cidade foram os recursos de algumas empresas como a Vale. Os cursos do Senai vindo para Barão, a faculdade UNIPAC, a UAB (Universidade Aberta do Brasil), os ônibus cedidos a estudantes para João Monlevade, Itabira e Santa Bárbara, eu acho que são um estímulo a educação. O projeto Luthier, reconhecido nacionalmente, que já atendeu mais de 100 crianças e jovens entre 10 a 18 anos, onde eles aprendem a confeccionar e a tocar a viola caipira, apoiado pela prefeitura. A modernização do hospital com o exame da mamografia, assim como o das cataratas que é um convênio direto entre o governo federal o município. As casas populares que hoje possuem até aquecedor solar, a construção do novo presídio, um novo centro de convivência que atenderá alguns bairros, o aterro sanitário que está entre os seis mais seguros do estado, a coleta seletiva, o galpão de catadores que também é um dos mais modernos de Minas Gerais. No esporte o time da cidade o Metalusina, que disputa pelo quarto ano seguido o campeonato mineiro e que no ano passado foi campeões da copa Estrada Real, com isto o ganho social e humano foi imensurável.

Charles: Futuramente, ser deputado estadual está mesmo nos seus planos?

Abade: Está sim, eu acredito que a região nossa aqui pode ter um e possui um potencial de riqueza muito grande, precisamos acordar para desafios maiores que virão. Acho que as cidades vão se desenvolver muito não só Barão, como Santa Bárbara, Catas Altas, São Gonçalo e Bom Jesus do Amparo que são as cidades mais próximas. Creio que assim, as cidades vão ter um ganho muito grande porque você como deputado estadual acaba tendo contato imediato com o governador do estado então facilita muito, eu acho que as cidades e a região tendo um deputado é um grande avanço. Ser deputado estadual seria a realização de um sonho, que só será possível com o apoio do governo estadual e federal, ele afirma que irá lutar e acredita que a região tem muito potencial e a chance é boa.