Seu sonho é ter o que a vida pode dar de melhor

Por Letícia Afonso

Geni e Ciço, é assim que são conhecidos em Ituiutaba – Minas Gerais, lugar onde moram. Nasceram no interior de Alagoas há 56 anos, e há 16 encontraram um no outro o acalento para o sofrimento que o mundo infringiu a eles. Sonham que um dia a construção de sua casa seja finalizada, que sua aposentadoria lhes seja devidamente dada, e que eles e sua família prospere com saúde

“Nasci no município de Rio Largo, com 12 anos mudei pra Fazenda Patrocínio no município de Atalaia e fui registrado lá, até então eu era um animal, porque quem não tem registro pode ser considerado um animal, né”, diz Cícero Gomes da silva, mais conhecido como Ciço. Começou a trabalhar cedo, com oito anos ele ia para a lavouracom o pai.

Quando jovem não quis constituir família e sonhava em se tornar motorista de ônibus, mas não pôde realizar esse desejo. Talvez outra pessoa também tenha sonhado com isso realizando esse sonho, mas Ciço não pôde tirar sua carteira de motorista para dirigir ônibus, pois dentre algumas doenças que o assolam estão seus olhos não funcionam bem.

Quando criança Geni Lopes da Silva, os dez irmãos e seus pais se mudaram do município de Murici para a fazenda Patrocínio no município de Atalaia, e os pais trabalharam na lavoura para sustentar seus filhos. Ela relata uma infância alegre e calma “Eu não era uma jovem muito agitada não, que nem essas meninas que gostavam de sair muito”. Também diz que sempre quis ter uma família feliz. Buscou seu sonho, teve dois filhos um de 33 e outro de 28 anos que criou praticamente sozinha, já que os pais das crianças não quiseram compartilhar o sonho de Geni.

Geni e Ciço tiveram vários encontros e desencontros desde que se conheceram. No ano de 1991, ainda moravam na mesma fazenda no interior de Alagoas e foram convidados a trabalhar para uma transportadora que os levou por Goias, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Ele viajava como borracheiro, ela como cozinheira, e algumas vezes até levava o filho mais velho nessas viagens enquanto o mais jovem ficava com a avó.

Eles moraram no mesmo lugar e na mesma época, viajaram juntos, conheciam as histórias e desamores um do outro. Um dia há 16 anos resolveram olhar para além da amizade. Viram um no outro a paz de uma família. E desde então estão juntos.

Hoje estabeleceram moradia no município de Ituiutaba – MG, em um bairro de periferia que ainda não tem asfalto. Com economias começaram a construir sua almejada casa que tentam concluir há três anos, mas ainda não conseguiram.

Há doze anos se mudaram para Pompéu – MG em busca de condições melhores de vida, “os empregos são melhores, a gente pode fazer mais coisa” e para Geni “aqui a mulher tem mais opções”. Mas não ficaram lá por muito tempo, há dez anos foram convidados a mudar de Pompéu para Ituiutaba, também em Minas Gerais e lá constituíram sua atual residência.

Quando perguntados sobre os sonhos que conseguiram realizar ele com lágrimas nos olhos “Foi ter encontrado minha companheira”. Ela leva a mãos aos olhos impedindo uma lágrima de cair e diz, “meu maior sonho era ter minha casa própria com minha família, ver meus dois filhos bem, que são o maior presente que Deus me deu, eu amo muito aqueles meninos eles me dão muito orgulho”.