Seminário debate produções recentes em livro-reportagem

Por Felipe Guadalupe

O “Seminário Tecer: Livros-reportagem”, com o tema “A arte de narrar e as páginas da realidade contemporânea”, tem sequência nesta sexta, 24. Com uma proposta de debater sobre dez livros jornalísticos, estudados pelos alunos da disciplina “Técnicas de Reportagem e Entrevista”, o evento analisa hoje cinco obras aclamadas do jornalismo literário. São elas: “As duas guerras de Vlado Herzog: da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil”, de Audálio Dantas, um trágico depoimento sobre a resistência ao governo militar no período da ditadura no Brasil; a seguir, “A guerra do futebol”, de Ryszard Kapuscinski, baseado em uma série de reportagens sobre o conflito homônimo entre Honduras e El Salvador em 69 cujo estopim teria sido o futebol; “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, que remonta a história do “hospício” da cidade de Barbacena (MG) e o maior genocídio no Brasil; ainda entre os brasileiros, “Chico Mendes – Crime e Castigo”, de Zuenir Ventura com a história do assassinato do maior líder ambientalista brasileiro e, por fim, a HQ Palestina, de Joe Sacco, com riqueza de detalhes sobre o conflito na região do oriente médio. O seminário está sendo realizado no auditório do ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), em Mariana, entre 13h30 e 17h. O evento é aberto ao público certifica a participação. É possível realizar a inscrição no local.

Veja a programação completa.