Estudantes apresentam produções em livros-reportagem

Por Gabriela Ramos e Igor Capanema

Nas tardes desta quinta e sexta-feira, 23 e 24, durante o “Seminário Tecer: livros-reportagem”, organizado por alunos do segundo período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, três estudantes que estão desenvolvendo livros-reportagem como trabalho de conclusão de curso apresentarão suas produções. São alunos que estão na fase final da graduação e vão compartilhar a proposta de seus livros e o processo de construção destes. Além das apresentações, está previsto o debate de dez obras brasileiras e estrangeiras de literatura de não-ficção, todas escritas por jornalistas.

Confira a seguir um resumo de cada um dos livros e os horários de apresentação:

Quinta, 23, às 15h, Filipe Barbosa - O livro-reportagem “Marianense e Guarany: Histórias de rivalidade além das quatro linhas” traz narrativas voltadas às memórias dos dois clubes de futebol de maior rivalidade da cidade de Mariana, Minas Gerais. Através de pesquisa documental e bibliográfica, além de entrevistas em história oral, o trabalho revela as histórias de antagonismo entre as duas instituições que se cruzam em disputas no futebol, na vida social e na política local. “

Sexta, 24, às 15h, Jéssica Romero - “Amor (entre) linhas” retrata como as diversas formas de amor demarcaram ou transformaram a história de vida de sete mulheres diferentes. Sexualidade, maternidade, fé, preconceito e liberdade são alguns dos temas tratados no livro.”

Sexta, 24, às 15h50, Paulo Vitor Fanaia - “O futuro que não tivemos: passado e presente de uma Palestina Ocupada”: A obra tem por objetivo traçar uma perspectiva história da formação do Estado da Palestina, de 10 mil antes de Cristo aos tempos atuais, bem como narrar e aprofundar debates sobre a política imperialista que ainda sofrem, a partir do relato de uma pesquisa de campo feita pelo autor mediante a cobertura da “Segunda Missão Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino” realizada em março de 2013.

Veja a programação completa do Seminário.