As raízes de um queridinho mineiro

O pastel de angu e seu valor nas cidades da Estrada Real

Por Júlia Cabral, Larissa Soares, Luiza Felipe, Rafaella Rocha e Gabriel Campbell

Em Itabirito, no centro de Minas Gerais, 55 quilômetros da capital Belo Horizonte, os moradores afirmam ter o mais autêntico pastel de angu do Brasil. A receita foi criada no Século 19, pelas escravas Philó e Maria Conga, as primeiras a usar angu junto com umbigo de banana e sobras de carne. Envolvendo fubá, polvilho e geralmente recheio de carne moída, a receita caiu no gosto dos donos da fazenda e se transformou em um dos pratos mais tradicionais da culinária de Itabirito. O pastel ganhou tanta força que neste ano terá a 14ª edição de uma festa em sua homenagem.

Pastel de Angu, um Patrimômonio

Em 10 de Dezembro de 2010, a prefeitura do município de Itabirito registrou como Patrimônio de Natureza Imaterial o modo de fazer pastel de angu. Segundo o decreto, o pastel tem valor histórico e simbólico e é um bem cultural protegido por lei. O registro como Patrimônio motivou um dossiê com a história da cidade e do quitute.

Na cidade, visitamos dona Luiza Marilac, professora aposentada, fundadora da escola Ermelinda Gomes Carneiro e famosa pelos seus pastéis de angu. Luiza diz que adora cozinhar e aprendeu a receita com os escravos de sua família. Na época em que os vendia, chegava a comercializar mais de três mil pastéis só de sexta-feira para sábado, apesar de agora cozinhar somente para a família.

No início de 2014, a irmã de dona Luiza, Lélia, foi ao programa Mais Você da Ana Maria Braga, na TV Globo, para apresentar a receita dos pastéis de angu da família. Pelo que conta, toda a produção do programa “atacou” os pastéis e os elogiou bastante.

Nascida em Conceição de Mato Dentro, centro de Minas, ela defende o pastel de angu da sua região e afirma que ele é diferente do pastel de Itabirito. Apesar disso, diz que o melhor pastel mesmo é o caseiro, não gosta do industrializado. Ela também afirma, com um sorriso no rosto, que o pastel de angu mais gostoso que ela já comeu é o dela.

Apesar da fama dessa iguaria a cidade parece não dar o incentivo necessário a ela. Muitas pessoas já ouviram falar do pastel de angu de Itabirito, mas a maioria não saberia onde ir para experimentar ao chegar na cidade. Nenhum tipo de propaganda é destinada ao pastel de angu e nenhum incentivo é dado aos produtores da cidade.

Visualizar Pastel de Angu: onde achar em um mapa maior

O Trailler do Adão

Quando chegamos, o cheiro era convidativo. Um número considerável de pessoas aguardava a chegada de seus pedidos e Adão José de Oliveira, 50, o dono do trailer, estava tão ocupado que quando perguntamos se podíamos conversar um pouco ele hesitou e pediu para esperar. Enquanto aguardávamos não pudemos deixar de provar o motivo da nossa visita, o famoso pastel de angu, e devemos dizer que a fama é merecida. Depois de algum tempo o movimento diminuiu, foi quando pudemos conversar.

Há cerca de dez anos abriu, com a esposa Valéria, o trailer que hoje é conhecido como “Trailler do Adão”. Quatro anos antes ele começara a inovar nos sabores, incluindo nas opções pastéis de angu com recheio de couve com torresmo, quiabo e muitos outros.

O trailer fica em um bairro residencial, o que dá a ele um ambiente familiar que Adão defende e pretende manter. Ele conta que todas as segundas-feiras assa carne na grelha para as pessoas do seu bairro e, como o movimento é grande, cada um se serve sozinho.

Apesar de toda a fama do seu pastel, Adão nunca tinha imaginado abrir um trailer para vendê-los. Sua idéia inicial era vender sanduíches com o tema de Fórmula 1, tanto que seu trailer antes era conhecido como “F1 Lanches”. Os pastéis seriam apenas um complemento, mas eles conquistaram tanto os clientes que hoje Adão é conhecido por eles antes de tudo.

Após conhecermos os pastéis de angu de Itabirito, resolvemos trazer alguns, de diversos sabores, para os alunos e funcionários de nosso instituto, o ICSA (Instituto de Ciências Socias Aplicadas) provarem. Deste experimento, saiu o seguinte vídeo, confiram:

Edição Geral: Julia Cabral

Reportagens: Larissa Soares, Luiza Felipe e Gabriel Campbell