Primeira tarde de Seminário traz clássicos da reportagem em livro

João do Rio é uma das leituras. | Imagem: Divulgação.

Por Júlia Cabral

Na próxima quinta-feira, 23, a partir das 13h30, o Seminário Tecer: livros-reportagem inicia a discussão de dez livros de jornalistas brasileiros e estrangeiros. Na primeira tarde, cinco obras serão destaque.

O primeiro livro da tarde, “A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Rio/Paulo Barreto, narra “o cenário de um Rio de Janeiro multifacetado”. A seguir, “Hiroshima”, de John Hersey, marco do novo jornalismo, revela depoimentos de sobreviventes ao primeiro ataque com armas nucleares da história, uma das mais importantes reportagens do Século 20.

Na sequência dos trabalhos, “A Sangue Frio”, resultado de uma reportagem investigativa do aclamado Truman Capote, conta a história da família Clutter e dos seus assassinos.

No intervalo da programação, estudantes da UFOP que desenvolvem livros reportagem como trabalho de conclusão de curso apresentarão suas produções.

A segunda metade da tarde traz ainda dois brasileiros de jornalistas brasileiros: “O Livro Amarelo do Terminal”, de Vanessa Barbara, uma espécie de metonímia ampliada da cidade de São Paulo será discutido, seguido de “Abusado – O Dono do Morro Dona Marta”, destacado livro de Caco Barcelos.

Vanessa Barbara concluiu seu curso de Jornalismo relatando histórias do Terminal Tietê, em São Paulo. / Imagem: Papo de Homem.

Confira aqui a programação completa dos dois dias de Seminário. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento no mesmo link ou no local.

O surpreedente trabalho de John Hersey, originalmente publicado na New Yorker. Imagem: Papo de Homem.