Quando a rotina sai de férias

É hora de dar uma pausa nos estudos e se entregar à moleza de fim de ano

Por Rodrigo Almeida, Thiago Dias, Gustavo Ferreira e Felipe Guadalupe

Com a chegada do recesso e do verão muitos jovens e adolescentes saem de férias. Em dezembro, a garotada deixa seu lar para poder curtir uma viagem, uma praia, turismo ecológico ou apenas visitar a família. A equipe do #tecer procurou destrinchar os hábitos dos estudantes universitários de vários cantos do país. Para isso, fizemos uma pesquisa na internet, com o intuito de recolher o maior número possível de dados. Apuramos o que nossos irmãos de república fizeram durante seu recesso, e como também somos estudantes, viajamos de volta às nossas raízes e tivemos a oportunidade de rever amigos de infância e saber um pouco mais sobre suas experiências.

No levantamento feito para essa reportagem nota-se que os jovens dormem e acordam tarde, tanto durante as férias como durante o período de aulas. Outro dado que nos chamou a atenção foi a média de gastos durante as férias, que pode subir, em alguns casos, até seis vezes o valor de um mês rotineiro. Foi o que nos disse a estudante campo-grandense Amanda Conrado,17, que vive em São Paulo, uma das cidades com o custo de vida mais caro no mundo. Quando em sua cidade natal, porém, os gastos extrapolam por causa de viagens e várias saídas com familiares e amigos.

Veja mais números sobre a mudança de hábitos dos estudantes:

Nossa pesquisa foi além e das horas dormidas e dos gastos, os hábitos adquiridos nos diferentes tipos do ano também são importantes para entendermos como essa galera passa os meses mais tranquilos de suas vidas acadêmicas. Com relação a atividade física e alteração  de peso, fica claro uma divisão acirrada. A maioria dos entrevistados declarou ter ganho peso, mas boa parte perdeu alguns quilos como pode se ver no gráfico a seguir. No entanto, existem pessoas como Gabriel Freitas, 19, de Belo Horizonte, que, em sua passagem pelo fim de ano, pensou que iria ganhar alguns quilos, entretanto permaneceu com as mesmas medidas do restante do ano, quando vive em Ouro Preto.

Apuramos também os hábitos que os estudantes tendem a mudar em suas férias:

Galeria de fotos mostra Repúblicas em período acadêmico e no recesso escolar:

Created with flickr slideshow.