Mariana pretende ser pólo esportivo em Minas Gerais

Milhões em investimento no esporte prometem mudar a vida do cidadão marianense

Por Rodrigo Almeida, Felipe Guadalupe, Calos Holosbach, Thiago Dias e Gustavo Ferreira

Complexo olimpico muda a vida do cidadão./Imagem: Gustavo Ferreira.

Complexo olimpico muda a vida do cidadão./Imagem: Gustavo Ferreira.

A cidade de Mariana inaugurou em 2013 o maior investimento esportivo do Estado de Minas Gerais. A Arena Mariana custou 20 milhões aos cofres públicos e chega com a promessa de trazer grandes eventos esportivos para a cidade. Mas, a equipe do #tercer se mostrou preocupada como um investimento desse porte teria impacto direto na vida dos cidadãos marianenses? Fomos às ruas para saber o que pensam os moradores sobre a política de desportes.

A dona de casa e aposentada Léa Aparecida reclama que a Arena Mariana foi construída num local muito distante, o que dificulta o acesso. Ela relata ainda que, fora o Complexo olímpico, não existe nenhum outro lugar público para práticas esportivas. Apenas clubes e academias particulares, cujas mensalidades são muitos caras e inacessíveis à muitos marianenses. Essa declaração contrasta com a do secretário de desportes, Helerson Freitas, que diz que foram feitas parcerias com a rede Recria Vida para atender jovens em programas de iniciação esportiva e também para atender a população idosa, por meio do programa Ginástica na Praça.

Secretario de esportes -Mariana MG: Helerson Freitas/Imagem: Gustavo Ferreira

Secretario de esportes -Mariana MG: Helerson Freitas./Imagem: Gustavo Ferreira.

Ainda segundo o secretário, esse ano foi fechada uma parceira entre a Secretaria de Obras e a de Desporto. Serão reformadas 12 quadras em diversos bairros e distritos de Mariana. Para alguns moradores, porém, isso é muito pouco. O ciclista da modalidade downhill, Caio Mattos, diz que, fora as quadras poli esportivas, a Prefeitura não incentiva nenhum outro tipo de modalidade. Segundo ele, existem skatistas e ciclistas talentosos e que, mesmo assim, não recebem apoio das autoridades.

A prefeitura de Mariana tem um projeto ambicioso de transformar a cidade em um pólo esportivo de excelência no Estado de Minas Gerais. Para isso, muito dinheiro tem que ser investido e, por enquanto, a população tem que ter paciência. Os moradores ainda não conseguem ver os efeitos desses investimentos, entretanto, se mantidos, a prefeitura parece estar dando um passo importante na melhoria da qualidade de vida do município.

Helerson Freitas, secretário de desportos de Mariana

#tecer – O que o marianense esportista tem à disposição no município para prática esportiva?

Herleson Freitas: Temos a Arena Mariana, inaugurada esse ano. São oito quadras cobertas e três delas em tamanho oficial. Mariana hoje pode sediar qualquer competição nacional e até de nível internacional. Para o próximo ano, temos previsão de mais 2 quadras no complexo esportivo, também em tamanho oficial. No complexo ainda temos o ginásio de ginástica olímpica e uma piscina

Os locais para práticas esportivas estão em condições de uso?

Hoje, estamos reformando 12 quadras em todo município e distritos. Tínhamos uma grande dificuldade para ocupação, portanto fizemos uma parceira com o “Rede Pela Vida”, mais específico com o “Jovens Pela Vida”, em que ganhamos 15 monitores para atuar nos distritos e que passarão para sede assim que terminarem as obras. Visando contemplar a iniciação esportiva.

É possível mensurar a melhoria que esses investimentos estão tendo na vida do marianense?

Mariana é uma das cidades que mais investiu em infrae strutura esportiva no ano de 2013. Com uma boa infra estrutura você atrai bons profissionais e com isso apresenta bons resultados. E essa é a ideia, atraí-los para que possamos ter boas equipes e boa participação em competições.

Editor: Rodrigo Almeida

Repórteres: Carlos Holosbach, Thiago Dias e Felipe Guadalupe

Imagens: Gustavo Ferreira