Praça Gomes Freire recebe decoração especial

Praça Gomes Freire (Jardim) Imagem: Francielle Oliveira

Praça Gomes Freire (Jardim)Imagem: Francielle Oliveira

Projeto Natal de Luz reforça relação dos moradores de Mariana-MG com a praça e relembra o espírito natalino

Por Aleone Higidio, Cleonice Silva, Èrica Rangel, Francielle Oliveira, Luana Barros e Matheus Maritan

As praças, símbolos das cidades interioranas, são lugares bucólicos que recebem pessoas de todas as idades durante o ano inteiro. No entanto, no período de festas de fim de ano, o encantamento em visitar este símbolo é maior – o charme da temporada é garantido pela decoração natalina.

Neste ano o projeto “Natal de Luz”, trabalhado fortemente entre os anos 2005 e 2008, retorna a região central de Mariana-MG, trazendo não só luzes natalinas. Segundo Luiz Souza Costa, morador de Mariana há 33 anos, os ornamentos lembram os bons sentimentos, típicos da data, e a esperança de que o próximo ano seja melhor que o que está findando. Luíz diz perceber que os moradores aprovam o projeto, pois nesse período a praça fica mais movimentada.

Conversamos com Léa Maria, frequentadora assídua do Jardim, que afirmou que a decoração natalina  reforça a relação do morador com o a praça,  pois completa  a harmonia entre sua casa, trabalho e até com os exercícios da escola das crianças, tudo dentro da temática natalina. Além de criar grande expectativa em sua filha mais velha, que não vê a hora das luzes ascenderem. Léa encerra dizendo “Tudo é natal, na praça não podia ser diferente.”

Em entrevista, Celso Cota, prefeito da cidade de Mariana, nos conta  um pouco da relação de sua família com a  Praça Gomes Freire, mais conhecida como Jardim. Fala também sobre a idealização do projeto “Natal de luz” e como o sentimento dos moradores impulsiona esse projeto.

#tecer – O Jardim, Praça Gomes Freire, como um local de encontro familiar, é também referência para sua família?

Celso Cota – Eu já frequentei muito, hoje sou representado lá pela minha neta, minha esposa e meus filhos, que estão sempre no Jardim. Sempre que possível gosto de passar por lá. Acho que o Jardim é muito interessante. Toda imagem de Mariana mostra o Jardim, então acredito que, de qualquer forma, nós, moradores e os que visitam Mariana, contemplam aquele espaço que realmente é maravilhoso.

De que forma o embelezamento natalino reforça essa relação que os moradores têm com o Jardim?

Eu acredito que são muitas relações; que os moradores passaram bons momentos ali no Jardim e isso continua no tempo de hoje também. É o espaço público mais concorrido de Mariana. Nós procuramos no natal dar um tom muito especial valorizando bastante aquela área, as árvores, o coreto, o lago, o entorno, fazendo essa ligação pela Rua Frei Durão até a Praça da Sé e ligando à rua Direita, apesar de fazermos várias intervenções em vários outros pontos. Mas esses são os três pontos em que estamos dando uma atenção diferenciada.

O fato de os moradores terem sentido falta e cobrado a iluminação de natal confirma que o investimento na decoração os agradou. Como líder político, que sentimentos afloram ao ter esse retorno?

Acima de tudo de poder perceber a orientação que vem através dos sentimentos das pessoas. Eu acredito que temos essa obrigação.

Edição: Aleone Higidio Reportagem: , Cleonice da Silva, Érica Rangel e Luana Barros Imagem: Francielle Oliveira e Matheus Maritan

Leia mais sobre a relação da população marianense com a Praça Gomes Freire.