Um olhar por detrás das montanhas

Por Nathália Viegas

Foto: Arquivo Pessoal

Além dos vastos e longos morros de Minas, se esconde a humilde Rio Piracicaba. Suas inúmeras árvores e os curiosos nas janelas afirmam a imagem daquela “Cidadezinha Qualquer” de Drummond. Porém, não é só do verde e de curiosos que se faz uma cidade, mas de gente que participa de sua construção. Cláudia Maria Nunes Martins de Barros, graduada em Serviço Social, é uma dessas pessoas. Viveu toda sua vida em Rio Piracicaba e dedicou três de seus anos à Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Nathália Viegas: Toda cidade possui seus problemas de ordem social e, considerando que, em cidades menores isto é mais agravante, como sua secretaria combateu esses problemas?

Cláudia Maria Nunes Martins de Barros: Desenvolvemos projetos como a Escolinha de Esportes, com aulas de futebol, handebol, taekwondo e ginástica. Executamos trabalhos com geração de renda como a oficina de corte e costura que possui professora capacitada na área de confecção. Montamos maquinário industrial para que esses alunos possam confeccionar uniformes para escolas municipais, funcionários da prefeitura, roupa de cama e camisola hospitalar para atender ao Posto de Saúde e ao Programa de Saúde da Família. Fortalecemos os serviços ofertados ao Programa Curumim, equipando-o com computadores. E executamos um trabalho Psicossocial, com psicólogo e assistente social que atendem famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

NV: Durante esses três anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social foi possível adquirir muito conhecimento nesta área? Como foi a sua experiência?

CB: Foi ótima, desenvolver projetos, colocá-los em prática e obter resultado positivo nos dá a sensação de dever cumprido.

NV: Você viveu a vida inteira em Rio Piracicaba, é bom morar em uma cidade tão pequena? Foi possível perceber as carências da cidade?

CB: Sim, porque você consegue visualizar todos os problemas em vários ângulos, principalmente, quando conhecemos as histórias de todos os moradores e a partir daí desenvolver um trabalho sistemático com a comunidade.

NV: O que você mais vê como um problema no município, uma vez que em cidades pequenas os problemas são mais visíveis?

CB: Sou nascida em Rio Piracicaba, conheço todos os moradores, suas dificuldades e os desafios existentes no município. O que nos impede, hoje, como gestor, na execução de um melhor trabalho, são as desavenças políticas. Por morar em um município pequeno há vários entraves políticos. Algumas pessoas usam de artifícios para manipular a comunidade em benefício próprio.

Cláudia já não é mais a Secretária da Assistência Social, porém não esconde sua preocupação com o município. Deixa claro que a cidade vai se desenvolver apenas quando as desavenças políticas forem colocadas em segundo plano e todos trabalharem em prol da pequena Rio Piracicaba.