Proteger é um lema de vida

Por Bianca Bueno

Encontrar cães e gatos abandonados pelas ruas de São José dos Campos – SP se tornou uma ação muito comum, em qualquer bairro da cidade basta percorrer poucas ruas para se deparar com os animais, que na maioria das vezes se encontram em péssimo estado de saúde.

Para ajudar esses animais a aposentada de 55 anos Marilu Godoi criou um projeto sem fins lucrativos que procura novos lares para os cães e gatos renegados pela sociedade. Sobre esse projeto, Marilu esclareceu algumas dúvidas.

 

Bianca Bueno: Quando você começou este projeto? Existiam outros antes desse?

 

Marilu Godoi: O projeto começou há cerca de dois anos, mas sempre fui uma protetora e cuidei de animais. Eles são o ar que eu respiro, proteger é meu lema de vida. Comecei a me dedicar integralmente a eles depois que me aposentei.

 

BB: Como você chega até esses animais?

 

MG: São todos animais que eu encontro, recolho da rua e cuido na medida do possível, porque eu abrigo eles na minha casa, e hoje já estou com 25 cães que trato com meus próprios recursos, tenho pouca ajuda de outras pessoas.

 

BB: Quantos animais em média já foram ajudados pelo projeto?

 

MG: no ano de 2012 foram doados 750 cães e gatos e 440 foram castrados.

 

BB: Qual é o processo para a adoção de animais?

 

MG: Fazemos uma entrevista minuciosa com os candidatos para saber se eles têm condições para adotar um animal. É cobrada uma taxa de 20 reais para ajudar os outros bichinhos. Depois de adotar, a pessoa fica uma semana em fase de adaptação. Se dentro dessa semana ela não se adaptar ela pode devolver o cachorro ou gato.

 

A feira que doa os animais acontece todo domingo das 15:00 às 18:00 horas dentro do estacionamento do Vale Sul Shopping, localizado na zona sul de São José dos Campos.

Marilu conta que não pretende parar de ajudar os animais. Ela, que se candidatou a vereadora da cidade pelo Partido Progressista e ficou como suplente, diz que irá se candidatar novamente, sempre levantando a bandeira da proteção.