Comer? Faz parte

A “generosa” culinária republicana e sua prática inovadora.

Por Felipe Augusto Passos Macedo

X-Trútico – uma das especiarias da culinária da república Cangaço(Mariana-MG).

X-Trútico: uma das especiarias da culinária da república Cangaço – Mariana/MG. (Foto: Felipe P. Macedo)

Parece simples: abandonar a casa dos pais e enfrentar a vida universitária. Mas isso não é algo que acontece assim, nessa tranquilidade toda. Seguir os próprios rumos e começar a trilhar o caminho para a, até então, incerta vida adulta. Milhares de jovens, deixando todo o aconchego e a fartura de suas casas, dão início ao momento que é tido por muitos como um dos mais especiais: o da faculdade. Novas pessoas, novas ideias, uma nova vida.

Esses são apenas alguns fatores responsáveis pelas inúmeras transformações a que o estudante terá que passar para que se acostume ao novo ambiente.

“Não é você que escolhe a vida universitária, é a vida universitária que te escolhe”, completa de forma bem humorada o estudante de Jornalismo Aloha (Tacito Chimato), da república LémKaza (Mariana-MG).

E na figura das repúblicas é que o estudante encontra uma forma de se estabelecer durante a graduação. Lidando e aprendendo no convívio diário onde tudo se baseia na coletividade revelando um fator marcante.

Mas o que pode ser tão importante para a vida universitária a ponto de gerar dificuldades que não se tinha  na casa dos pais? A resposta é uma só: a alimentação.

E esse tema está além do que os restaurantes universitários (“bandejão”, ou simplesmente “bandéco”) podem oferecer.

Lombo à Melissa - especiaria da república Cangaço.

Um dos pratos favoritos para os fins de semana: Lombo à Melissa. Da república LémKaza – Mariana/MG. (Foto: Willon Pereira)

A falta de renda que normalmente acompanha a vida dos estudantes, misturada à correria do dia-a-dia são ingredientes fundamentais para a criação da peculiar culinária republicana.

“Quando cheguei mal sabia fritar um ovo… Aprendi foi na ‘marra’. Pratos rápidos e muitos deles exóticos. Hoje sou praticamente um mestre cuca.” – Gaspar (Henrique Bresolin), estudante de História e morador da república Cangaço (Mariana-MG).

Inovação e aproveitamento. Essas duas palavras talvez expressem o que a culinária desenvolvida nas repúblicas estudantis podem trazer. É tanta prática que nem mesmo a falta de ingredientes pode impedir a produção do bom “rango”.

É o que explica o estudante de História Dimitri (Mark Matzner – também morador da república Cangaço.):

“Nem sempre tenho tempo de planejar o que vou preparar para comer. O segredo é saber aproveitar o que tem, e se faltar alguma coisa é só incrementar… como tem outros na casa é só fazer aquele combinado: alguém te empresta isso, aquilo… tá aí a tal da coletividade”.

Tudo isso é também associado a aquela fome repentina e aguda que normalmente aparece depois das festas (os rocks); a famosa “larica”: que na verdade não exige muita coisa além da criatividade.

Impossível seria falar sobre esse assunto e não exemplificar. E por isso, os moradores da república Cangaço selecionaram um de seus vários pratos de sucesso para que você possa apreciá-lo com a mais profunda moderação.

Confira abaixo a receita exclusiva do famoso “X-AVC”, experimente e caso sobreviva, repasse-a:

X-AVC – da república Cangaço(Mariana-MG).

X-AVC pronto. Da república Cangaço – Mariana/MG. (Foto: Felipe P. Macedo)

Ingredientes:

●2  pizzas (para fazer as extremidades – como se fosse o pão, e todo o resto o recheio)

●1,5 Kg de carne moída (para o hambúrguer)

●1  lata de queijo cheddar

●1 bisnaga de requeijão

●1 lata de milho

●1 kg de bacon

●1 calabresa

●5 ovos

●6 batatas (para o purê de batata)

●1 kg de muçarela

●1 pacote de batata palha

●1 vidro de maionese

●Cebola e tomate a gosto.

Modo de Preparo e montagem:

Com toda a carne moída prepare dois super-hambúrgueres e pré frite-os. Para ajudar na massa auxilie adicionando creme de cebola – se preferir.

Frite também o Bacon, a calabresa e refogue a cebola.

Com os ovos – Prepare uma omelete, ou apenas mexa-os no fogo.

As batatas servirão para fazer um purê. Que também vai a gosto.

Após tudo frito e preparado em uma forma redonda coloque a primeira pizza. Sobre ela uma fina camada de purê.

Coloque o primeiro dos super-hambúrgueres. E sobre ele meia bisnaga de cheddar, uma parte da omelete, meia parte de requeijão, meio pote de maionese, os tomates e a cebola, meia parte da muçarela, e de bacon, de batata palha, de calabresa e de milho. Logo após coloque o outro hambúrguer e repita o processo.

Ponha a outra pizza (virada para baixo) e se preferir cubra a parte de cima com muçarela, ou o que desejar.

Leve ao forno (180 a 200 Cº aproximadamente) e deixe por 15 minutos.

Pronto! Já pode servir.

Essa receita rende uma grande e longa porção para aproximadamente cinco pessoas. Bom apetite!

X-AVC – da república Cangaço.

X-AVC – da república Cangaço. (Foto: Felipe P. Macedo)

Esse foi apenas um dos inúmeros exemplos culinários oferecidos pelas repúblicas, que realizam um papel fundamental na vida e paladar universitário. Uns apetitosos, outros nem tanto. Pois assim como o diz o velho ditado:

“O melhor tempero é a fome!“.