A extinção das vídeo locadoras

Por Giovanna de Guzzi

As pessoas têm utilizado cada vez mais os downloads gratuitos para ter acesso à obras cinematográficas. Sites como thepiratebay.org possuem um acervo gigante de filmes, não cobram nenhum tipo de taxa dos usuários e oferecem títulos que não são facilmente encontrados em locadoras, acabam se tornando uma opção que agrada mais o público. A estudante de jornalismo Monique Torquetti diz que não tem interesse em ir até as locadoras: “É muito mais prático baixar filmes, você está na sua casa, aí tem vontade de assistir um filme, entra em um site e baixa. A facilidade, o conforto, poder assistir na hora que quiser, e é de graça”. Essa opinião é muito comum entre o público, principalmente jovem, que não vê utilidade nas vídeo locadoras, uma vez que tem total acesso à qualquer material que desejar na internet.

Edson Carvalho Ribeiro, dono da locadora Express desde 1998, localizada na cidade de Mariana, diz que seu faturamento caiu 70% depois de 2010, e afirma que ao menos 50% disso se deve aos downloads ilegais, enquanto os outros 20% se devem a Sky (televisão por assinatura) e sites como Netflix, que disponibilizam filmes e séries online por um baixo valor mensal. A locadora de Edson possui uma lan house, instalada em 2011, que ajuda a aumentar seu lucro. Comentou também sobre os altos impostos cobrados em cima dos dvds, e diz que há um grande custo para manter a locadora funcionando.

Enquanto algumas pessoas aderiram completamente aos downloads como meio de assistir filmes, existem cinéfilos que não abandonam o ritual de se deslocar até as locadores e escolher os filmes nas prateleiras, tendo um real contato com os dvds. O estudante de jornalismo Vinicius Pereira Colares é uma dessas pessoas que não utiliza a internet como único meio de acesso aos filmes. Vinicius diz que não costuma baixar mais de 3 títulos por mês e que prefere alugar, mas acaba fazendo download quando está longe de sua cidade natal. “Download é um recurso válido apenas quando estou longe de uma locadora.”, afirma o estudante. Ao ser questionado sobre os motivos de não ter abandonado os dvds, Vinicius respondeu: “Por saudosismo, provavelmente. Como “colecionador” de DVDs acabo me apegando a eles.”

Levando em conta todos esses pontos de vista nos deparamos com uma pergunta inevitável. As locadoras estão fadadas à falência ou exite alguma chance de recuperarem sua popularidade? Monique acredita que não. “Acho que boa parte vai falir sim, a facilidade pelo computador é muito grande e quem é grande apaixonado por filmes, acaba comprando os seus favoritos e não frequentando as locadoras. Uma ou outra ainda pode existir, mas da quantidade e popularidade que existia antes, duvido muito que se recuperem”. Para Vinicius, as locadoras ainda possuem um público fiel, e que a única preocupação dos fãs mais antigos é o fato de estarem se adaptando ao blu-ray, e com isso, os dvds estão perdendo espaço.