UFOP e o Esporte: Potencial em Desenvolvimento

Por: Rodolfo Dias

A prática esportiva é uma forma de atividade física, que além de trazer benefícios para o corpo e ser uma atividade bastante agradável, contribui com a socialização.

Na UFOP, o esporte passou a fazer parte das atividades da universidade após a implantação da disciplina de Educação Física, na década de 70. Anos mais tarde, o Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP) foi criado, com a sede localizada no Morro do Cruzeiro em Ouro Preto. O centro se desenvolveu, e disciplina de Educação Física passou a ser um curso de Licenciatura e Bacharelado, em 2008. No ano de 2013, inaugurou-se um novo espaço dentro do CEDUFOP, com novas instalações e melhorias de outras.

As instalações no campus da UFOP não são voltadas unicamente ao curso de Educação Física, mas também para toda a comunidade e aos alunos que desejam praticar atividades físicas. O CEDUFOP passou a treinar as equipes de diversas modalidades com o intuito de participar de competições regionais.

cedufop_chicodaher

Novas Instalações do CEDUFOP.Imagem retirada do site da UFOP

O professor Kelerson Pinto, responsável pela equipe de voleibol, explicou que a base do trabalho feito pela CEDUFOP é desenvolver os alunos e não apenas formar atletas para competir.

O recrutamento é feito através de anúncios via Internet, cartazes, além do apoio dos alunos que fazem parte dos times. Um dos requisitos exigidos é que o aluno tenha um mínimo de habilidade para compor a equipe. Os resultados obtidos durante as competições são divulgados no site da UFOP e do CEDUFOP.

Em julho deste ano, a UFOP participou dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e apresentou resultados positivos, como foi o caso da aluna do 5º Período de Economia, Carolina Rodrigues , com a medalha de ouro na modalidade Xadrez.

Carolina já jogava antes de integrar a comitiva de alunos no JUMs e ao entrar na faculdade, buscou os responsáveis para poder participar das competições. Ela afirmou que não há um time de xadrez e que num primeiro momento, a UFOP pouco reconheceu a sua participação, mas conforme as suas conquistas, passou a ter reconhecimento da universidade. Carolina participará novamente dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) devido à vitória nos jogos regionais.

“A UFOP não incentiva. Quando há algum torneio, as próprias equipes se organizam, se inscrevem, e então começa a peleja para que a universidade pelo menos ofereça um auxílio viagem. Ela viabiliza transporte e uma bolsa de cerca de R$200,00 por atleta”, afirmou o aluno Gustavo Eleutério, do 7º Período de Educação Física, que compete na modalidade de natação.

Gustavo decidiu integrar o quadro de atletas por paixão à universidade e, como aluno de educação física, reconhece o papel importante do esporte como integrador social, promotor da saúde e ferramenta de promoção institucional.

A UFOP possui representatividade no campo cientifico e de pesquisa, mas não há expansão dos horizontes no campo esportivo, que possui potencial para a valorização da universidade. Segundo Gustavo, cabe à administração usar o esporte e o reconhecimento de seus alunos para promover a instituição. Outro ponto levantado foram as equipes formadas pelos próprios cursos, como é o caso da Medicina e da Engenharia, que utilizam os espaços disponíveis e buscam apoio para disputar os torneios.

Sobre como a UFOP lhe ajuda, ele foi enfático ao dizer que só recebeu apoio para os JUMs, com transporte, bolsa de R$200 e a inscrição, toda a preparação e treinamento pago com investimento próprio.

Renato Moreira é responsável pelas equipes de futsal masculino e feminino. Questionado sobre alguns dos problemas citados ele afirmou que, as equipes da UFOP treinam dentro das estruturas do CEDUFOP e recebem auxilio da universidade com transporte. Quando ela não pode disponibilizar seu ônibus, terceiriza o serviço, além de uma ajuda de custo para cada aluno.

Existe um projeto para a criação do “bolsa-atleta”, que ajudaria, principalmente, os alunos que moram em outras cidades à comparecerem aos treinamentos e participarem das competições.

No campus de Mariana, na unidade do ICHS, foi organizada a Copa CAHIS, tradicional torneio de futsal, pelo Centro Acadêmico de História (CAHIS). O evento é planejado pela coordenadoria de Esportes e Lazer do CAHIS, que define as regras e a logística. Segundo o coordenador Romeu Lacerda, o evento é visto como uma forma de interação entre as repúblicas e alunos. Além da Copa, há a intenção organizar outras atividades esportivas, entretanto a estrutura da quadra do ICHS dificulta a realização.

Sobre à unidade do ICSA, foram levantadas questões à vice-diretora Juçara Gorski Brittes sobre a relação com o esporte.

No ICSA existe algum tipo de plano de incentivo à prática de Esportes pelos alunos na cidade de Mariana?

J - Infelizmente não existe. Havia um projeto da Escola de Educação Física, mas não sei por qual motivo parou. Porém, no projeto de finalização das obras do ICSA, há a previsão de destinar áreas de lazer, dentro do espaço disponível. Algumas atividades podem ocorrer, também, no auditório, como ginástica, por exemplo.

Por que há pouca divulgação na unidade do ICSA sobre as equipes que competem pela UFOP e também sobre o incentivo aos alunos a procurarem as equipes que lhes interessam?

J - Nosso sistema de comunicação é iniciante. Mas as sugestões de pauta são bem-vindas.

Mesmo não possuindo um espaço destinado à prática de esportes, seria possível o diálogo com a Prefeitura de Mariana para a utilização de alguma área pública?

J - Não vejo problema em dialogar com a Administração Municipal, ainda mais para uma ideia saudável como esta.