O importante apoio às mães que amamentam

Por: Danielly Kethyn Silva

A Santa Casa de Ouro Preto é uma unidade de saúde filiada a iniciativa Hospital Amigo da Criança, que é uma ação idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo UNICEF, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Para que o propósito do Hospital Amigo da Criança fosse cumprido, também foram criados os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, onde o décimo passo é o apoio à mãe que amamenta. Fazendo menção a este passo, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada este ano entre os dias 1 e 7 de Agosto foi “Apoio as mãe que amamentam: próximo, continuo e oportuno”. Em Ouro Preto, a campanha foi abraçada pelo comitê de apoio ao aleitamento materno, que realizou oficinas com profissionais da saúde, orientando sobre a importância da amamentação. A programação foi realizada em parceria com a UFOP, o banco de leite da Santa Casa e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Um laço dourado é o símbolo que representa a campanha deste ano. De um lado está a mãe, do outro o filho, e o nó representa o pai, a família e a sociedade. Sem esse nó, mãe e filho ficam desamparados. A Semana Mundial do Aleitamento Materno teve por objetivo conscientizar à sociedade, e não apenas a quem amamenta, sobre a importância do suporte que mãe e filho precisam durante o período de amamentação. “É de extrema importância que familiares e amigos incentivem às mães a amamentarem seus bebês”, explicou a coordenadora da Unidade de Cuidados Progressivos da maternidade e do banco de Leite da Santa Casa de Ouro Preto, Clara Elaine de Assis Moreira.

Clara afirmou também que o apoio as lactantes nas unidades de saúde permanece o ano inteiro. Quando mãe e filho recebem alta da maternidade, ela é orientada a voltar, caso precise de qualquer tipo de ajuda. Nesse mesmo momento a unidade de saúde do bairro em que a mãe reside é comunicada, para que ela esteja sempre amparada, principalmente nas primeiras 48 horas. Além disso, existe na Santa Casa o banco de leite que funciona o ano inteiro, e fornece leite aos bebês prematuros da UCP e aos recém nascidos que por algum motivo específico não podem ser amamentados pela mãe. O banco de leite é mantido a partir de doações de mães que podem e querem contribuir com o leite materno.

Quando questionada sobre o que leva certas mães a não quererem amamentar, Clara respondeu que tudo indica falta de aconselhamento para a mãe, que chega ao hospital sem saber as vantagens para ela e a criança.

Quanto a adesão à Campanha em Ouro Preto, Clara explicou que foi bem positiva. Muitas mães, gestantes e familiares participaram e puderam se informar sobre os benefícios do aleitamento materno e a importância também do apoio as lactantes. Na Santa Casa, todos os funcionários receberam um laço dourado, o símbolo da campanha, além de incentivo dos colaboradores.