Campanhas incentivam a doação

Campanhas incentivam a doação Por Danielle Campez

O Instituto de Ciências Humanas e Socias (ICHS) e o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) coloca em prática campanhas de solidariedade. Assim, mostram aos alunos e a toda comunidade, que muitas pessoas precisam de ajuda. O Lar São Vicente de Paula de Ouro Preto, conta como é importante as doações e como seria difícil sem elas. Não importa idade, cor ou sexo. Não importa se é alimento, fralda ou tempo. É preciso dar o bem. Não importa o quê, nem a quem.

“O importante é fazer de coração”

A campanha feita pelo ICHS, realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, consiste em arrecadar alimentos em troca das multas que os alunos possuem. Tudo o que for arrecadado será revertido para uma instituição de caridade que ainda não foi escolhida. Para saber a quantidade e quais alimentos levar, a unidade fez uma tabela para acesso dos alunos, onde o valor dos alimentos é bem inferior ao estipulado para às multas. “Não queremos que os alunos pensem só em pagar a multa, queremos que eles pensem naqueles que precisam dessas doações” disse Michelle Costa, bibliotecária do ICHS.

Segundo Michelle, os alunos comentavam que não tinham condições de pagar as multas e houve a iniciativa da biblioteca de juntar a dificuldade dos alunos e a vontade de exercer o ato de solidariedade. Para ela, a sensação de poder ajudar o próximo é um fator muito importante e que gera uma sensação muito boa em poder ver o sorriso de quem está do outro lado, recebendo a doação. A bibliotecária lembra que muita gente não gosta de revelar as doações mas, que isso não é problema pois existem várias formas de doar. “O importante é fazer (a doação) de coração” pediu.

Não tem idade

Na mesma intenção, o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da UFOP, realiza entre os dias 10 e 30 de agosto a primeira “Campanha Lar São Vicente de Paula”. O intuito da campanha é arrecadar fraldas geriátricas no tamanho G. As doações serão encaminhadas à instituição e colaborará para o cuidado dos idosos atendidos pelo Lar São Vicente de Paula (LSVP). Os postos de doação estão no site do NDH e qualquer pessoa pode participar.

Segundo Felipe Comarela Milanez, professor do curso de Administração Pública do Cead, a ideia surgiu durante as reuniões periódicas do NDH, quando em que discutiam possíveis ações de solidariedade na região. A data da entrega das doações ainda não foi definida, pois a campanha espera arrecadar ao menos 200 pacotes de fraldas. Há também até a possibilidade de ampliação, para que haja um maior número de doações.

Felipe conta que a escolha pelo LSVP decorreu da grande vulnerabilidade social dos idosos atendidos por ela e que além disso, a instituição não possui condições econômicas de adquirir esse produto no quantitativo necessário. “Quem não tiver condições de comprar um pacote sozinho pode se juntar com outras pessoas para compra-lo. O Importante é colaborar na medida da condição econômica de cada um. Toda ajuda é importante e fará a diferença.” disse.

O Lar São Vicente de Paula, localizado no bairro das Cabeças em Ouro Preto, atende idosos e é mantido por meio de verbas, doações da comunidade e parcerias com voluntários. Atualmente, recebem ajuda da prefeitura, de algumas empresas e da população. Segundo Rogério, funcionário do Lar, eles atendem 67 idosos e possuem 45 funcionários e duas Irmãs.

Por viver somente de doações, Rogério disse que as vezes a ajuda não é suficiente para manter o Lar. “Nós precisamos muito de fraldas. Nossa sorte são as campanhas e a ajuda da população em geral. Se não houvesse, seria muito complicado” conta. Ele continua explicando que qualquer tipo de ajuda é bem vinda.

O ano todo As campanhas e o Lar tem vários pontos em comum, mas durante a reportagem, um em especial chama a atenção. Os entrevistados esperam que com esses atos solidários, a comunidade perceba a importância das doações independentemente do período em que é realizada, como por exemplo, no natal. As pessoas não precisam da solidariedade só nessas épocas do ano, elas precisam o ano inteiro.