Mais que um incentivo ao esporte, um incentivo ao futuro

Por: Aline Nogueira

A prática de esportes, principalmente entre crianças, jovens e adolescentes, é observada com bons olhos em vários âmbitos. Tendo em vista os benefícios, que vão desde aspecto biológico até o sociológico, órgãos municipais, estaduais e federais vêm criando uma série de leis que facilitam e incentivam o investimento em projetos desportivos.

A Prefeitura Municipal de Mariana visando o incentivo às práticas esportivas e a inclusão social, elaborou dois projetos, o Bolsa Atleta que vigora desde 2003 e o Jovens Pela Vida, implantado em julho deste ano.

FOTO DIOGO QUEIROGA  DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE MARIANA bolsa atleta

Atletas e representantes de clubes recebendo o Bolsa Atleta. Foto: Divulgação Prefeitura de Mariana.

O projeto Jovens Pela Vida é uma extensão do programa Rede Pela Vida e, segundo o secretário municipal de esportes, Helerson Freitas, é mais abrangente, já que retorna com uma estrutura voltada à comunidade. Com um monitor em cada localidade e distrito de Mariana, o objetivo é fazer um trabalho de iniciação esportiva para diminuir o tempo ocioso do jovem, descobrir novos talentos e despertar o interesse pelas práticas esportivas.

O Bolsa Atleta é um programa de incentivo financeiro separado por categorias nacional, estadual e municipal. Helerson Freitas considera o projeto importante já que com o auxílio, o atleta pode se dedicar ao esporte e à escola sem ter que se preocupar em praticar uma atividade que dê retorno financeiro. Ele também destaca o fato de Mariana ter cinco atletas cadastrados recebendo a bolsa a nível nacional, sendo três deles praticantes de downhill, uma modalidade do mountain bike, e dois de atletismo.

pedro lucas foto arquivo pessoal facebook

Pedro Lucas em um treinamento da sua modalidade. Foto do arquivo pessoal/Facebook

Um dos praticantes de downhill, contemplado pelo Bolsa Atleta, é Pedro Lucas Cardoso e Ferreira, de 17 anos. Sua paixão pelo esporte nasceu cedo e apesar de já ter passado pelo futebol e skate, se descobriu sobre as duas rodas. Participante do projeto há dois anos, acredita que o programa é um grande incentivo e considera a ajuda financeira essencial, já que usa o dinheiro para investir em algumas peças, cobrir os gastos com equipamentos necessários e viagens para competições quando preciso.

Profissional de educação física, Milena Costa de 26 anos, frisa a importância do investimento em esportes não tão conhecidos ainda, para despertar o interesse dos jovens. Milena ainda diz que a cidade de Mariana está bem representada no cenário esportivo nacional, pelos atletas participantes dos programas oferecidos pela prefeitura.

Já o comerciante Robson Almeida, pai da pequena Manuela de 3 anos ressalta a relevância de ver a filha crescer em uma cidade que proporciona o incentivo ao esporte, considerando que este, além de benefícios físicos, faz com que o bom convívio social seja estimulado.

O incentivo às práticas esportivas traz benefícios não só momentâneos, como também boas perspectivas futuras a essas crianças e adolescentes.