Cultura, arte e diversão – 20 anos do Centro Cultural SESI – Mariana

Por Gabriella Pinheiro

Um lugar que envolve educação e cultura, onde é possível utilizar a arte como forma de expressão. O Centro Cultural SESI – Mariana instalado na cidade em 1993, trouxe para a população marianense um novo conceito de aprendizagem.

Não apenas um lugar para diversão, mas sim um lugar onde conhecimentos são passados, a expressão artística é desenvolvida e o melhor, a população pode desfrutar desse universo magnifico, assistindo a peças teatrais, concertos, ou até mesmo fazendo parte dos alunos inscritos nas atividades.

Esse mês começa as comemorações de 20 anos do SESI – Mariana que se estende até outubro, mês de aniversário do prédio. A abertura do evento foi no dia 17, com à apresentação da Orquestra Jovem de Mariana que além de óperas, tocou Coldplay e Guns N’Roses.

A principal atração acontece dia 25 com o SESI Cultura e Ação. Será feita uma rua de lazer voltada para a população, com atrações para as crianças, tenda de massagem, tenda da saúde, caminhão volante, oficina de xilogravura, e para encerrar o evento vai ser exibido um filme às 20h.

Para os próximos meses está prevista shows, apresentações de orquestra e de ballet, oficinas e várias outras atrações. Quem não conhece a história do SESI – Mariana, antigamente o atual prédio era o Cine Teatro da cidade, que foi uma das diversões na década de 20.

Foto: Gabriella Pinheiro

Foto: Gabriella Pinheiro

 O PASSADO

O Cine Teatro que hoje abriga o SESI – Mariana, foi construído no final da década de 20, para apresentações teatrais e entretenimento da sociedade. Inaugurava-se na cidade um novo centro de diversões, com filmes modernos  falados, musicados e sincronizados, sob a direção dos Senhores Salvador Tropia & Irmãos.

Localizado bem no centro da cidade, o “cinema”, como muitos moradores o conhecem ainda hoje, era um “espaço simples, quase acanhado” onde, no andar superior – conhecido por sua platéia como “poleiro”- existiam duas galerias laterais. Outra diferença em relação ao prédio atual, é que o piso térreo do cinema de então não era inclinado, mas nivelado.

Moradores da cidade lembram até hoje como era bom assistir os filmes no Cine Teatro, destacando os  de faroeste e os de comédia.

Como os cinemas de hoje, o Cine Teatro também tinha as suas regras de comportamento. Aqueles que batessem fortemente com os pés no chão, que assobiassem ou falassem alto eram “convidados a se retirar”. Namorar no cinema? Nem pensar.

As sessões ocorriam todos os dias. Aos domingos, 15h, as famosas matinês com filmes infantis. De segunda a domingo, os filmes eram exibidos por volta de18h e de 20h.

A divulgação era feita em tabuletas colocadas logo á frente do Cine Teatro ou com a distribuição de folhetos, os “mosquitins”, pelas casas da cidade e para as pessoas que passavam pelas ruas.

Hoje em dia a única coisa que permaneceu, além do prédio, foram as lembranças daquela época que os moradores relembram com a maior satisfação, e sentados na soleira da porta contam aos netos como era a vida antigamente e as várias histórias que eram exibidas no cinema.

 O PRESENTE

Em 29 de outubro de 1993, o Cine Teatro dava lugar ao Centro Cultural SESI – Mariana. Totalmente integrado à paisagem e rotina da cidade, conseguiu revitalizar e dar nova linguagem ao destino de um endereço construído em nome da cultura e do lazer. Mantendo-se centro de novas possibilidades do fazer artístico e do bem viver.

O novo espaço trouxe um incentivo para o fortalecimento cultural da comunidade e uma maior consciência da cidadania e do compromisso com o bem estar coletivo. Vieram assim, novos postos de trabalho e possibilidade de geração de renda para o município.

Não só o teatro do prédio foi conservado, mas sim toda a sua estrutura dando lugar a salas aonde acontece cursos e oficinas para a população.

Aulas de dança, capoeira, música e informatica são alguns dos cursos oferecidos, que só fizeram contribuir com o aprendizado da meninada e claro, orgulho dos pais por verem seus filhos participando de atividades culturais.