Conciliando a vida universitária com uma alimentação saudável

Por Maria Augusta Tavares

Muitos dos estudantes da UFOP no campus de Mariana enfrentam o drama de não conseguirem conciliar uma alimentação saudável com a correria do dia a dia. Ao saírem da casa dos pais, não têm tempo para preparar uma refeição equilibrada, gerando com isso um aumento de peso e malefícios a saúde. “Engordei dez quilos depois que vim estudar na UFOP”, afirma I.D, 23 anos.

Para proporcionar aos alunos uma alimentação saudável, o RU-Restaurante Universitário do Campus de Mariana fornece  refeições diárias definidas em função do valor nutricional e do gosto dos discentes, como afirmou a Técnica em nutrição do RU do campus de Mariana Susamara Aparecida Gonçalves, 30 anos.

A estudante de História Ana Paula Santana,19 anos, afirmou que apesar de consumir guloseimas todos os dias, se preocupa com sua saúde e por isso gosta de comer no RU. Para ela, a comida é  gostosa, saudável e  tem variedades.

Aluna do curso de Jornalismo, Dreisse Driele, 19 anos, contou que antes comia industrializados, frituras e doces a qualquer hora. Depois que começou a almoçar e jantar no RU, passou  a ter uma alimentação balanceada.

Horários de funcionamento do RU: almoços das 11hs às 13hs de Segunda-feira à domingo e jantares das 18hs às 19hs de Segunda-feira à sexta-feira.

foto: Bandeja de refeição do RU. Reprodução do site do ICSA- Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

O Cardápio é variado, escolhido através de uma alimentação nutricional, que agrada aos alunos. Todos os dias são oferecidas opções que cativam diferentes paladares. Para os alunos que  não comem carne,  tem o vegetariano. Junto ao almoço ou jantar é oferecido ao estudante refresco e sobremesa.

Verduras, legumes, frutas e carnes, não faltam no menu do RU, são sempre incrementados na alimentação de maneiras diferentes.

Dicas para o Estudante

Susamara orienta que o estudante deve se alimentar   pelo menos cinco vezes ao dia, beber bastante água, comer verduras, legumes, frutas e carnes. Evitar frituras, doces, salgadinhos de pacotes, refrigerantes e industrializados. É importante praticar alguma atividade física, como jogar  futsal com os amigos, ou uma simples caminhada.

Acompanhamento nutricional

A UFOP fornece a seus alunos e funcionários acompanhamento nutricional, com a Nutricionista  Priscila Gabriela  Braga, 29 anos, no Centro de Saúde da universidade, localizado no campus Morro do Cruzeiro.

De acordo com Priscila, na primeira consulta é feita uma avaliação nutricional. No retorno, é trabalhada a reeducação alimentar conforme a necessidade do paciente.

Para agendar a consulta, o estudante deve comparecer das 7h às 9h na recepção do Centro de Saúde, ou ligar para número (031)3551-1284. Não esquecer de levar a carteirinha estudantil.