ICSA em contato com a população Marianense

Endrica Fernandes

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) comemorou no dia 19 de agosto 5 anos de fundação. No dia houve uma solenidade de comemoração com autoridades da Universidade Federal de Ouro Preto que foi aberta a toda população.

Fundado em 2008 pelo Programa de Plano de Apoio e Expansão das Universidades Federais (Reuni), ele surgiu de uma fusão entre uma escola municipal e a Ufop. A área onde fica a extensão do campus da Ufop foi doada pela Prefeitura de Mariana. O campus possui cursos de administração, economia, jornalismo e serviço social, com um total de cerca de 1600 alunos, segundo a vice-diretora do ICSA, Juçara Brittes.

Todos os cursos do Campus receberam uma nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) no último ano, sendo que a escala das notas é de 1 à 5, sendo 4 uma boa nota. Juçara Brittes relata que o desenvolvimento do Instituto nessa 5 anos, foi muito satisfatório e que ela acredita que até hoje só foi obtido sucesso.

Além da boa avaliação do MEC em todos os curso do Instituto, existem vários projetos de extensão que colocam os alunos da UFOP em contato com o cidadão Marianense. Um dos projetos é o “ Contatos mistos e trajetórias de cuidado de pessoas com deficiência em Mariana”. O professor Ubiratan Vieira é o responsável pelo projeto que se iniciou em 2009.

O projeto tem o objetivo contribuir com a Comunidade da Figueira, instituição voltada para o cuidado de pessoas com deficiência na cidade de Mariana e com a memória do cuidado de pessoas com deficiência na região.

Segundo Ubiratan, várias ações já foram feitas em prol da inclusão social dos deficientes físicos em mentais em Mariana. No dia 6 e 7 de junho deste ano foi realizada um Gincana com a Comunidade Figueira e o os alunos da Ufop para trabalhar a relação entre pessoas com e sem deficiência. E no dia 8 de Junho aconteceu uma passeata para protestar melhorias na estrutura da cidade de Mariana para os deficientes, além de seus direitos. Neste mês de Agosto tabém aconteceu Manifestações dos alunos para que essa melhoria seja realizada.Para o professor o projeto ” Vai de vento em polpa e o próximo passo será a criação de uma associação do projeto”

Comunidade Figueira

A Comunidade Figueira é uma associação se fins ecônomicos de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficiente,  fundada em 1987 em Mariana pelo escritor e palestrante José Triguirinho Neto. A instituição cuida de pessoas deficientes fisicos e mentais.contatos mistos

Gincana Contatos Mistos