Mariana em chamas: a ocorrência de incêndios criminosos na cidade histórica

Por Catarina Barbosa

Sabe-se que a maioria dos incêndios são criminosos. Na tarde do dia 10 de agosto, um incêndio atingiu as proximidades do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e da rodovia MG 129, localizada em Mariana. O fogo se alastrou rapidamente, chegando a destruir 3 hectares de mata. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teve causas desconhecidas. Porém, pelas características, pode ser considerado criminoso. No dia em que aconteceu, não houve chuva com relâmpago e a probabilidade de ter sido cigarro é mínima.

Incêndio nas proximidades do ICHSCréditos da foto: Portal Mariana

Não há uma sede de Corpo de Bombeiros Militar em Mariana: quando há um incêndio, quem atende a cidade são os bombeiros de Ouro Preto, o que dificulta controlar a propagação das chamas. Porém, para tentar controlar o fogo até que os bombeiros de Ouro Preto cheguem, há um serviço comunitário na cidade – Corpo de Bombeiro Civil que recebe treinamento de uma empresa de Belo Horizonte. O incêndio nas proximidades do ICHS foi combatido pelos bombeiros militares, comunitários e pela Brigada de Incêndio Terra Brasilis.

A distância entre as duas cidades dificulta o trabalho. Tanto para moradores, quando para os bombeiros, os incêndios criminosos seriam mais facilmente controlados se existisse uma sede em Mariana. “Não só pelos incêndios em mata, mas também pelo patrimônio histórico”, afirmou o Sargento Luciano, do Corpo de Bombeiro de Ouro Preto. A moradora Raimunda Maria dos Santos, por sua vez, é categórica: “para a segurança de todos, uma cidade com a arrecadação de impostos que Mariana tem, deveria ter”.

Criminoso

Segundo o Sargento Luciano, os incêndios são geralmente criminosos: “As pessoas chegam, tacam fogo e saem. Quando chegamos, só encontramos o incêndio. As testemunhas não veem nada”. Ainda de acordo com o Sargento, a maior causa de incêndio é porque as pessoas colocam fogo na mata. Para a moradora Neuza Pinto Lemo, a causa é “puro vandalismo”. “Pode ter certeza. Eu sei porque já aconteceu com gente que eu conheço. As pessoas acham atrativo meter fogo na mata”. Já Geralda Bento Alves, também moradora, acredita que nem todos os incêndios que ocorreram neste ano foram criminosos, que alguns podem ter sido acidentais. Para ela, algumas pessoas não têm cuidado ao acender o cigarro e nem ao apagá-lo após fumarem.

Por outro lado, o Sargento Luciano não acredita que a bituca de cigarro seja uma das causas principais dos incêndios na região. Para ter sido causado por cigarro, teria que ter a soma de três fatores: mata muito seca, vento forte e em direção à bituca.

Conscientização

Para evitar mais incêndios, o Corpo de Bombeiros faz palestras em escolas e outras instituições da cidade para conscientizar a população. Mas eles admitem a dificuldade, porque mesmo com o trabalho de prevenção, as pessoas continuam colocando fogo nas regiões. Uma das preocupações dos bombeiros é o Pico Itacolomi, por ser uma área de preservação estadual. “Nós ficamos de olho, assim como o IEF, que é o Instituto Estadual de Florestas”.

Até agora, foram 25 incêndios em 2013 na região de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. O corpo de combeiros estima que em média, somente na cidade de Mariana, tenham ocorrido sete incêndios, todos criminosos. A legislação brasileira prevê o crime de incêndio ter pena de 3 a 6 anos de reclusão, com o acréscimo de multa.