Projeto viabiliza a educação no cinema

O Caleidoscópio é um programa de pesquisa e extensão que nasceu em 2002 na cidade de Belo Horizonte, sob a coordenação da Professora Margareth Diniz. Em 2009, a coordenadora trouxe o programa para Ouro Preto e Mariana, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, de Pesquisa e Graduação da UFOP. Propõe questões sobre inclusão social, diversidade, direitos humanos, cidadania, o mal estar docente, além de diversos problemas que assolam crianças e adolescentes no mundo de hoje. O projeto acontece através de oficinas em laboratórios, escolas, cinemas e comunidades. O Caleidoscópio é composto por quatro projetos: “Luz, câmera, educação”, conversações, o espaço para a criança e o adolescente, e o “Sou mais Juventude”. “Luz, câmera, educação” propõe discussões entre “telas do cinema” e as “telas da docência”. A semana reservada para o cinema comentado conta com a participação de alunos e professores, comentando e discutindo filmes educativos. Margareth Diniz explicou que os filmes são selecionados de acordo com uma determinada temática. O tema juventude foi escolhido para esse ano. Os organizadores escolhem temas baseados em problemas encontrados no dia-a-dia da comunidade. Um outro tema frequentemente discutido diz respeito à interação social como um dos problemas enfrentados na atividade docente. Formando grandes discussões sobre o assunto. Os filmes são comentados por professores,e para os alunos, o projeto propõe formas para se interessarem na aprendizagem.

imagem caleidoscópio Alunos e professores participam da Semana do Cinema Comentado. Fonte: Disponível na página do programa Caleidoscópio

Desafios a serem superados

De acordo com Margareth Diniz, o cinema é o grande espaço do público. Um espaço favorável para as discussões, relacionando os filmes às histórias da comunidade. Em 2012 os filmes exibidos foram: “A educação proibida”, “Adeus meninos”, “Minha vida em cor de rosa” e “Virgina”. Com o intuito de interagir e colocar as questões sociais em prática, o cinema é o seu grande objeto de estudo. Porém, encontram-se certos desafios a serem superados pelo caminho. O Cine Vila Rica, localizado em Ouro Preto, único da região e um dos mais tradicionais de Minas Gerais, foi fundado em 1886. Cem anos depois, foi adquirido pela UFOP. A coordenadora Margareth Diniz comentou as dificuldades de viabilizar o projeto: “O principal problema é conseguir cinema para exibir os filmes. O Cine Vila Rica tem a sua programação voltada para filmes comerciais, e a prioridade do projeto é exibir filmes educativos. A questão é a falta de um espaço próprio, pois tenho de exibir a semana comentada em sala de aula.” Para ela, a ausência de cinemas em Mariana também é problemático. A divulgação do projeto, segundo a coordenadora, também precisa melhorar. O “Luz, câmera, educação” é divulgado em sites, no próprio site da UFOP, e através de cartazes. Porém, isso não é suficiente. Margareth relembrou a quantidade de alunos presentes em 2012. “Nas sessões comentadas no ano passado, no Cine Vila Rica, tivemos pessoas excelentes comentando e poucos alunos assistindo.” A coordenadora do projeto acredita que isso se dá porque os professores não consideram a semana do cinema comentado como uma atividade pedagógica, e não conseguem entender como os filmes podem ser uma parte importante na formação dos alunos. “Às vezes o professor acha que a aula em si é tão importante que não podem liberar os alunos para assistir aos filmes e comentar. Então isso também é um desafio”. Os preparativos para a Semana do Cinema comentado em 2013 já estão sendo pensados. A idéia é exibir filmes no Cine Vila Rica. Caso isso não aconteça, os filmes serão exibidos em sala de aula, como já é feito. Para que tenha um equilíbrio de data no projeto, organizadores e coordenadores dão preferência à semana realizada em Dezembro, após o segundo semestre. A coordenadora enfatizou a importância de uma pesquisa da UFOP, encontrada no site da universidade, para os professores responderem como lidam com o cinema na universidade. A pesquisa intitulada “”Enredos da vida, telas da docência: os professores/as e o cinema” está disponível aqui.