Festa da Panela de Pedra atrai milhares de turistas

Com intuito de divulgar o artesanato local, a Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado, realizou em 2005 a primeira Festa da Panela de Pedra. “Queríamos trazer os turistas para conhecerem Cachoeira do Brumado e a panela de pedra, para verem como é um trabalho artesanal e eles visitam agora e depois voltam durante o ano inteiro“, explicou Mara Lúcia da Silva, vice-presidente da Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado.

O distrito surgiu nos primórdios do século XVIII, distante 27 km da sede, Mariana. Atualmente, conta com um comércio consolidado e suas atrações culturais e naturais, como a  belíssima cachoeira com uma queda d’água de 14 metros, muito frequentada por moradores e turistas. Além da cachoeira, o artesanato local, como as panelas de pedra sabão e os tapetes de “pita”, Se tornam  referência no município de Mariana e região, e chama a atenção dos turistas que passam pelo distrito.

 

No verão atrai milhares de turistas.                                              Disponível em: http://www.flickriver.com/photos/tuty2006/4447250910/

No verão atrai milhares de turistas.Disponível em: http://www.flickriver.com/photos/tuty2006/4447250910/

A Festa da Panela de Pedra pode ser considerada muito mais do que um monumento de diversão e confraternização no distrito de Cachoeira do Brumado, pois trata-se de um importante evento de atração turística e manutenção preservação da cultura e da tradição regional.

Durante dois anos, a festa foi realizada apenas  com a ajuda da comunidade Cachoeirense. Dali para frente, percebeu-se que ela tomava proporções maiores, e, por essa razão, foi necessário pedir apoio à Prefeitura. Um ano depois, em 2007, a UFOP criou uma parceria com a comunidade. Em 2011, a festa passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, e foi incorporada ao calendário do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana. O idealizador da Festa da Panela de Pedra, Mário Ramos Eleutério, considera que esses cinco anos de parceria com o Festival de Inverno deram mais força para a festa, assim como o apoio da Prefeitura de Mariana. “A festa surgiu com a necessidade dos artesãos locais divulgarem seus trabalhos, mas com o tempo foi tomando uma proporção enorme. O apoio da Prefeitura é muito importante. Sem ele, não teríamos condições de manter o evento”, afirmou.

O evento reúne todos os colaboradores para a abertura oficial.Foto: Chapando Todas

A festa acontece sempre no mês de julho. Comidas típicas mineiras como feijão tropeiro, frango a molho pardo, frango com quiabo, entre outras delícias,  são servidas em um restaurante a céu aberto. “A tradição de Cachoeira é a panela de pedra. O turista está acostumado a visitar Cachoeira e ver a panela vazia. Durante a festa, ele vê a panela cheia”, afirmou Rosa, moradora do local que todos os anos cede a frente de sua casa para construção do restaurante.

Comida típica do local é servida no restaurante a céu aberto. Foto: Chapando Todas

Anualmente, o evento conta com uma média de público de 6 mil pessoas, entre cachoeirenses e turistas. Aline Ana da Silva mora em Ouro Preto, e desde que soube do evento, nunca mais se ausentou. “Há seis anos frequento a tradicional Festa da Panela de Pedra, e é muito gratificante poder fazer parte dessa cultura pelo menos três dias ao ano. Adoro a comida, os shows e as apresentações culturais”, relatou.

A comunidade aproveita o evento para montar barracas, onde são expostos os tapetes de sisal e retalho, panelas de pedra, arte em madeira, além de várias outras peças artesanais. “Aproveitamos a festa para mostrar nosso trabalho, e criar um contato com turistas”, afirmou Juraci Eleutério, responsável pela montagem das barracas. Além dos produtos artesanais, são oferecidos cursos gratuitos de artesanato com material reciclado e pintura por Mara Lúcia. Segundo ela, os cursos oferecidos são um meio de  expandir a cultura local para outras cidades e estados.

Várias barracas são montadas, com intuito de divulgar o artesanato local.Foto: Chapando Todas