Manifestações mobilizam moradores e estudantes de Mariana

Por Eliene Santos e Pedro Mendonça 

Manifestação do dia 21 de Junho em Mariana, MG. Foto: Reprodução/Facebook

Manifestação do dia 21 de Junho em Mariana, MG. Foto: Reprodução/Facebook

A onda de protestos realizados no Brasil inteiro também chegou em Mariana e Ouro Preto. Uma série de reuniões para discutir sobre as precariedades da região estão sendo realizadas realizada por vereadores de Mariana e alunos da UFOP. As manifestações ocorridas em Ouro Preto no dia 19 de junho, e outras duas em Mariana, nos dias 21 e 26, reivindicavam uma maior  conscientização da população em relação ao preço abusivo da passagem de ônibus, além da criminalidade e da má saúde pública oferecida pelos dois hospitais destas cidades. Outras manifestações estavam previstas para acontecer  em Ouro Preto e Mariana nos dias 2 e 4 de julho, respectivamente.

Manifestação do dia 19 de Junho em Ouro Preto, MG. Foto: Pedro Mendonça

Manifestação do dia 19 de Junho em Ouro Preto, MG. Foto: Pedro Mendonça

Assim como boa parte da população e Mariana, o estudante de História na UFOP, Prema Perroni, que também é morador da cidade, se diz indignado com a saúde pública de Mariana, considerando os hospitais com infraestruturas ruins, além do fato de existirem apenas convênios entre o SUS e os hospitais privados, o que, segundo ele, não garante uma devida assistência à população. Ele também se diz descontente com o transporte público, principalmente nas linhas entre Ouro Preto e Mariana, já que estes, apesar dos preços abusivos nas passagens, não oferecem qualidade aos passageiros dos ônibus interurbanos.

20080907235556420

Prefeito Celso Cota Neto. Foto: Reprodução/Portal UAI

Diante deste cenário, aproveitamos para entrevistar o atual prefeito de Mariana, Celso Cota Neto (PSDB). Logo ao início da entrevista, o prefeito foi questionado sobre os problemas que envolvem o transporte público da cidade, principal reivindicação da população nas manifestações. Celso associou estes problemas às superlotações dos ônibus, às deficiências relacionadas ao trânsito e à mobilidade urbana da cidade. Ele ainda afirmou que a expansão das empresas mineradoras da região também foi responsável para as complicações no transporte público. De acordo com o prefeito, há uma grande preocupação da prefeitura em atender essas demandas e garantir melhores condições de transporte público para a população.

Quando perguntado sobre a saúde pública de Mariana, Celso admitiu que ainda há muitos problemas para serem resolvidos. No entanto, ele afirmou que a população tem sido bem assistida, e que a prefeitura tem custeado os medicamentos da grande maioria da população.

A entrevista completa pode ser vista aqui.

                                                         ————-//—————

“Hoje as pessoas utilizam os seus veículos utilitários, porque o transporte público oferecido é de péssima qualidade”, diz o vereador Tenente Freitas

Confira abaixo a entrevista completa com o vereador Tenente Freitas:

O que você acredita que deve ser feito para reduzir os problemas relacionados à marginalidade e segurança pública na cidade de Mariana? Você tem algum projeto em andamento?

Vereador Tenente Freitas:  Estaremos realizando um projeto que pode ajudar muitas famílias a cuidar destes três pontos que considero primordial na redução da criminalidade. Do dia 19 a 23 de Agosto do corrente ano, estaremos realizando em Mariana um curso de formação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso indevido das drogas. Essa ideia surgiu depois de um pedido de amigos da pastoral sócio transformadora da igreja católica, que, em pesquisas feitas com jovens de sua comunidade, constatou que o principal problema vivenciado era a questão das drogas. Esse curso será ministrado para 300 pessoas, será gratuito e contará com a presença de vários profissionais como da área de educação, saúde, segurança, associações de bairros, igrejas,etc.

o

Vereador Tenente Freitas. Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Com base no Censo de 2010, o número de veículos em Mariana aumentou consideravelmente, se comparado a pesquisas de anos anteriores. Consequentemente, aumentaram também os problemas relacionados ao trânsito da cidade, como por exemplo, engarrafamentos e acidentes em maior constância. Que solução você apresentaria na Câmara para esta situação?

VTF: Na verdade, tenho até um vídeo que está no meu Facebook onde critico duramente o transporte público da nossa cidade. A solução está em investir no transporte. Hoje as pessoas utilizam os seus veículos utilitários, porque o transporte público oferecido é de péssima qualidade. Inclusive cito a minha própria situação, pois o lugar que moro está a cinco minutos do centro à pé. O ônibus que passa próximo à minha residência não tem horário certo, e quando passa, me leva para um outro lado da cidade, que não tem nada a ver como o meu destino. Assista o vídeo, é um pouco mais de oito minutos e fala muito deste assunto.

3. Em alguns distritos de Mariana não existem calçamentos, o que dificulta, principalmente em períodos de chuva, o acesso de automóveis e prejudicando também a locomoção de pedestres. Você acredita que esse problema será solucionado nos próximos anos?

VTF: Com certeza. Mariana tem a sua maioria de distritos e sub distritos totalmente pavimentados. Em todos os nossos distritos, o acesso é asfaltado, temos até subdistritos que possuem asfalto (Paracatu, Barro Branco, Mainart, Águas Claras). Logicamente, ainda precisamos melhorar, mas vamos trabalhar e muito para fiscalizar e cobrar do executivo mais obras de infraestrutura. Quanto às estradas de terra (Vicinais), como Mariana possui um grande território, foi criada uma secretaria só para cuidar destas estradas e que tem também o objetivo de manter o homem no campo.

4. Em períodos de chuvas, rios de Mariana e distritos sempre transbordam, provocando perdas materiais à população. Este assunto já foi discutido na Câmara? O que vocês, vereadores têm feito? 

VTF: Em 1711, Mariana teve uma grande enchente que passou arrasando tudo que estava nas proximidades. A área onde hoje está o Terminal Turístico de Mariana foi muito afetada na época, pois era onde tinham algumas construções. O Rei de Portugal na época mandou uma carta para a cidade, pedindo para as pessoas ocuparem os lugares altos, e não permanecerem à beira do rio. Por isso Mariana passou na época a ser uma cidade planejada, onde hoje é o centro histórico. Estou contando esta história para mostrar que os maiores problemas são causados pelo próprio homem, que não respeita e quer construir não só nas margens, mas também dentro dos rios. Precisamos correr atrás do prejuízo. Não adianta mais lamentar o leite derramado. Recebi uma equipe composta por profissionais da Vale, da Secretaria de Meio Ambiente, da Fundação Gorceix, para um estudo aprofundado para possíveis soluções para a questão das enchentes do distrito de Cachoeira do Brumado. Estamos aguardando o relatório da Fundação com o diagnóstico do estudo para então começarmos as ações.