Posted by admin On março - 6 - 2013

As coberturas jornalísticas são alvo das mais diversas críticas da parte de jornalistas e consumidores de notícias. Há queixas de toda ordem, principalmente sobre o direcionamento que os jornais dão às notícias, procurando influir na opinião que o público formará a partir das informações recebidas. Com o propósito de observar como o jornalismo está sendo praticado pela chamada grande mídia os estudantes do Curso de Jornalismo da UFOP foram pautados para o segundo exercício do semestre.

As notícias a serem analisadas puderam ser escolhidas pelos diversos grupos de trabalho. Os temas variaram entre a cobertura do Big Brother Brasil, a linguagem das editorias de polícia, a tragédia de Santa Maria publicada por jornais brasileiros e estrangeiros, entre outros temas. As análises variam de acordo com a proposta de cada grupo: fotos, textos, vídeos, entre outras formas de narrativas.

Os alunos fizeram a leitura de dois textos de Danilo Rothberg para embasar suas críticas. “O conceito de enquadramento e sua contribuição à crítica de mídia” e “Jornalismo e informação para democracia: parâmetros de crítica de mídia”.

O primeiro conceitua enquadramento como um procedimento de “seleção, exclusão ou ênfase de determinados aspectos e informações, de forma a compor perspectivas gerais através das quais os acontecimentos e situações do dia são dados a conhecer”. A partir daí, os alunos identificam o tipo de enquadramento que foi abordado na matéria.

No segundo, a importância do jornalismo como regulador da democracia é posto em discussão, devido ao seu poder de informar, fazer conhecer os aspectos dentro de uma sociedade. O dever do jornalista é ter o cuidado ao fazê-lo. A informação deve ser precisa e verídica, para que o leitor possa formar sua opinião a partir dos fatos.

É preciso entender o estudo de crítica de mídia como um espaço para a “responsabilização dos meios de comunicação acerca de sua performance” ensina Rothberg, tarefa a ser cumprida por aspirantes dessa profissão. A escrita de textos com esse propósito, o de analisar a atividade jornalística, faz com que os alunos pensem de forma crítica sobre o que está sendo veiculado pela imprensa, o que os aproxima da prática profissional, ainda que sob um viés acadêmico.

Por Mariana Borba

Categories: Destaque