Posted by admin On outubro - 19 - 2010

A eleição brasileira de 2010, realizada dia 03 de Outubro, gerou repercussões em diversos veículos de comunicação. Para tentar apreender de que forma foi realizada a cobertura, empreendeu-se uma análise dos jornais Granma de Cuba e El Pais da Espanha. Ambos os textos são do dia 04 de Outubro, um dia após o resultado do primeiro turno. De forma geral, o lide é o resultado do primeiro turno dos presidenciáveis e, à medida que se seguem as matérias, há comentários mais generalizados. O texto de Granma se atém a fazer pequenos comentários e o do El País se propõe a uma análise, trazendo especialistas para o debate.
A matéria do jornal Granma de Cuba intitulada “Dilma Rousseff obtuvo amplia ventaja sin alcanzar el 50% más uno necesario”, publicada no dia 04 de Outubro, se inicia com o comentário do resultado do primeiro turno das eleições brasileiras. Observa que Dilma obteve vantagem com relação aos candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), mas não alcançou os 50% mais 1 necessários para ser eleita. Ao fim da reportagem há a contextualização geral revelando quais os demais cargos que serão eleitos.
A notícia “El voto verde definirá al presidente brasileño” do jornal El Pais, publicado no mesmo dia, amplia o debate sobre as eleições presidenciais brasileiras trazendo explicações de especialistas e realizando uma exame da situação política e de campanha dos presidenciáveis. O texto aponta o papel do partido verde para o segundo turno, que definirá quem terá mais votos.
O primeiro artigo se atém a descrever as eleições, pautando somente as presidências e o resultado do primeiro turno. A segunda notícia já coloca a posição que o partido verde assume no segundo turno e a situação política da candidatura de Dilma e Serra. Além disso, traz a opinião de especialistas, que comentam sobre a situação dos candidatos e o que eles terão que fazer para serem eleitos, quais devem ser as estratégias. Ademais, comenta sobre a figura de Dilma e sua representatividade política e a figura de Lula que está por trás dela na campanha. Ou seja, faz uma análise mais contextualizada e completa apontando diversas nuances do processo de campanha e eleitoral de ambos os candidatos.

Lorena Caminhas

Leave a Reply