Posted by admin On março - 4 - 2013

O acendimento de um sinalizador de uso externo durante apresentação da banda gaúcha Gurizada Fandangueira, representou o estopim para um dos maiores incêndios no Brasil. Foi na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 que muitos jovens morreram devido ações imprudentes e más condições de funcionamento da Boate Kiss. Nesta crítica escolhemos fazer uma análise de grandes jornais internacionais, BBC, CNN e El País, que fizeram suas abordagens do acidente.

A tragédia que deixou mais de 200 mortos na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi destaque em diversos veículos ao redor do mundo. Jornais de notícia dedicaram suas páginas principais ao incêndio que ocorreu durante  a festa de uma universidade.

A BBC da Inglaterra, CNN dos EUAEl País, da Espanha trouxeram o incêndio como manchete de seus portais. Outros jornais importantes como o norte-americano New York Times e o francês Le Monde também registraram o incidente.

Sabemos que os enquadramentos temáticos são, em oposição aos quadros de conflito, jogo e episódicos, abordagens contextualizadas, plurais e abrangentes, que relacionam antecedentes e pressupostos de políticas públicas, avaliam implicações e consequências, examinam alternativas e critérios de comparação, etc.

Justamente esse tipo de enquadramento está presente na cobertura internacional da Tragédia de Santa Maria. Um exemplo claro  é a cobertura do El País que não só noticia o fato, mas também compara a correria em direção à porta de saída da discoteca à outra  tragedia. Esta ocorreu no Estádio Madrid Arena na cidade de Madrid em novembro passado, ocasionando a morte  de cinco jovens que foram pisoteadas em um tumulto durante a festa de Halloween.

Gamson e Modigliani (1989, p.3) caracterizam os enquadramentos como “pacotes interpretativos”. Com esta afirmação podemos pensar na matéria da CNN que lembrou que a boate Kiss é popular entre jovens em Santa Maria, atraindo entre duas e três mil pessoas por noite, nos finais de semana. Com um leque amplo de informações, os interessados têm elementos para tirar suas próprias conclusões sobre o tipo da festa que estava sendo realizada na noite da tragédia.

O site da rede BBC destacou que Santa Maria é uma cidade com população de cerca de 250 mil pessoas, grande parte universitária, em torno de 27.000 alunos. O Jornal inglês expôs de forma objetiva os fatos, já que se baseou em mídias brasileiras e emissoras como a Rede Globo para noticiar o que de fato aconteceu na casa noturna.

A tragédia ocasionada por um incêndio na Boate Kiss, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, provocou grande repercussão nos jornais brasileiros e, também, nos internacionais. Os jornais analisados nesta crítica, abordaram de forma clara, objetiva e precisa o ocorrido. Utilizaram enquadramentos que direcionaram o leitor e se basearam em fontes brasileiras, mais próximas ao local do incêndio.

Por Bruna Alves e Juliana Melo
Categories: Destaque