Posted by admin On outubro - 19 - 2010

Instigados a compreender outras facetas da aparição de notícias e matérias jornalísticas focadas em políticas públicas municipais, procuramos realizar um exame quantitativo do número de notícias veiculadas nas versões virtuais de dois periódicos consideravelmente relevantes no âmbito municipal da cidade de Mariana, “O Espeto” e “Ponto Final”, que dialogam com esta linha de políticas ou ao menos as apresentam factualmente.
O jornal Ponto Final é publicado semanalmente em edição impressa e online. O site é dividido em: 1) – topo as principais matérias da semana; 2) – centro, Notícias da Semana e Todas as Notícias e 3) – no fim, os Últimos Comentários e as Tags. Outra forma de acesso dos textos é através dos cadernos: cidade, cultura, editorial, emprego, esporte, justiça, opinião, patrimônio, polícia, política, saúde, social e tecnologia.
Para a análise da publicação da semana de 10 a 16 de Outubro, foram verificadas quantas e quais foram as notícias sobre políticas públicas. Na seleção foram relevantes os textos que poderiam ser acessados na primeira página do site.
Em destaque estão duas matérias: “Nova policlínica sem data para funcionar” e “Projeto da quadra do Rosário é aprovada por unanimidade, mas segue em passos lentos”. Relacionadas às Tags, encontramos um total de quatorze textos sobre o tema, divididos entre: atendimento, câmara, cidade, mariana, obras, justiça, PM, prefeitura, saúde, água. As matérias são: “Hospital desmente corte de convênios” (tag atendimento); “Câmara inaugura centro de atendimento ao cidadão” (tag câmara); “Ausência de farmácia 24h é questionada na câmara” (tag cidade). “Falta de água em Mariana é motivo de alerta à população” (tag mariana); “Moradores reclamam de obras intermináveis no Rosários”, “Prefeitura arrecada 200 milhões e iniciadas continuam inacabadas”, “Moradores reclamam de obras intermináveis no Rosário”, “Projetos prontos, obras inacabadas” (tag obras); “Mariana é investigada sobre desvio de verbas da merenda escolar” (tag justiça); “Base comunitária da PM será implantada em Mariana” (tag PM); “Obras abandonadas em águas claras” (tag prefeitura); “Remédios abandonados no distrito de Furquim”, Secretário de Saúde promove vacinação contra a paralisia infantil neste sábado” (tag saúde); “Falta de água em Mariana é motivo de alerta à população” (tag água).
Há uma grande quantidade de notícias a respeito de políticas públicas no site do Ponto Final. Percebe-se, também, que estão em destaque por se encontrarem em grande quantidade na página inicial do site e relacionados às Tags. Além disso, esses textos estão relacionados à diversas editorias, revelando quão ampla é a cobertura sobre o assunto.
O segundo momento deste trabalho se dá em um diagnóstico da versão virtual do periódico marianense “O Espeto”, também a fim de sondar a questão das políticas públicas pelos links do site. Na página inicial, diversas matérias evidenciam a ausência deste tipo de ação política, como a título de exemplos os textos intitulados: “Esgoto corre pelas ruas em Passagem”, “Saúde faz polêmica na Câmara de Acaiaca” ou mesmo, “verba de cem mil reais fica parada por falta de projetos em Catas Altas”. Outras matérias alertam a população no sentido de precauções epidemiológicas, como a seguinte: “O PERIGO DA LEISHMANIOSE VISCERAL OU CALAZAR”, que debate os cuidados que a população deve ter para evitar o contágio, os sintomas iniciais, e o papel dos órgãos municipais no combate ao vírus. Já “Dia do Idoso e saúde pública” fala sobre o projeto desenvolvido pela vereadora Ainda Anacleto que realiza atendimento geriátrico nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Mariana.
Quantificando este conjunto de textos com temática confluente, chega-se a soma de sete textos que de alguma forma dão conta de questões relativas a políticas públicas municipais. A conclusão que se chega com este diagnóstico, é que, assim como no endereço virtual do jornal Ponto Final, também no “O Espeto”, esta esfera de interesse social desponta em momentos distintos, mas com proeminência notável.

Lorena Caminhas
Thales Vilela Lelo