Posted by admin On outubro - 18 - 2010

O site de crítica de mídia Observatório da Imprensa está no ar desde abril de 1996 e faz parte do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e projeto de Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O site se autodenomina entidade civil que avalia o desempenho da mídia brasileira junto aos telespectadores, que podem enviar seus textos para serem publicados nas seções do Observatório.
Na barra de navegação do site encontram-se as principais divisões temáticas do site: Observatório, Seções, Blogs, OI na Tv, OI no rádio, Serviços e Contatos. Dentro das Seções, tem-se a seguinte divisão temática: Imprensa em questão, jornal de debate, monitor da imprensa, circo da notícia, armazém literário, caderno da cidade, feitos e desfeitos, TV em questão, interesse público, e-notícias, diretório acadêmico, entre aspas, voz dos ouvidores, mural.
Nas matérias publicadas, vem a identificação temática, por exemplo, Cobertura eleitoral, Mídia e governo, etc. Tem a identificação da seção na qual a matéria está inserida. Após título da matéria vem o nome do autor e data do texto. Ao fim do texto, tem um espaço para que os leitores possam fazer comentários.
A página inicial do site tem as principais matérias do dia identificadas pela temática, seção, título, autor e quantidade de comentários. Descendo a barra de rolagem pode-se encontrar as editorias e os textos mais recentes publicados nelas.

Douglas Gomides, Guilherme Serrano, Lorena R. P. Caminhas, Lucas Lameira, Thales Vilela Lelo.