Posted by admin On maio - 14 - 2012

Por Ana Luísa Rodrigues, Cíntia Adriana, Ester Louback, Patrícia Botaro, Patrícia Souza

As revistas TodaTeen e Capricho são as mais vendidas entre o publico adolescente feminino. Ambas constroem um padrão de beleza massificado onde as adolescentes se inspiram para comprar produtos de beleza, roupas e acessórios femininos além de encontrar famosos, dicas de relacionamentos amorosos e dúvidas frequentes entre adolescentes.

Entrevistas realizadas pelo grupo com garotas de 11 a 18 anos  na cidade de Ouro Preto, demonstram que a concepção de beleza é influenciada diretamente pelo conteúdo das revistas. Mesmo com dicas e produtos para diferentes tipos de cabelo, pele e corpo, as revistas ditam uma beleza padronizada por artistas, divulgando o que eles estão usando.  Segundo a estudante Ana Caroline da Silva, 18, “Algumas matérias me dão ideias de acessórios ou até mesmo combinações que eu posso arranjar com coisas que eu tenho em casa e criar um look legal, até mesmo pra sair.” Além de inspiração, Bárbara Botaro, estudante de 11 anos, também confirma sua vontade de experimentar os produtos divulgados “(…) parece que são de boa qualidade e me deixaria mais bonita”.

As revistas são como manuais fashion das adolescentes e também formuladores de opinião. Incentivam as leitoras a se preocuparem com a aparência e aceitação social através da beleza. Roberta Martelli, 15, exemplifica isto, demonstra com seu jeito de vestir e se maquiar que é preocupada com a moda. Olhos bem delineados e lábios pintados com cor forte,  conta como as dicas de beleza  aumentaram sua auto- estima “elas me fazem me aceitar mais, tipo, eu não era de ler revistas como essas e quando comecei a ler e a seguir as dicas, aceitei minha beleza.” E garante “mudei até demais: no estilo de vestir, me maquiar, estilo de cabelos. Antes disso, nem me maquiava, nem me cuidava, nem nada disso”.

A revista TodaTeen tem o preço mais acessível e os produtos por ela divulgados são mais baratos, quando comparados com a Capricho, porém isso não minimiza a influência da revista entre a leitoras. Em ambas, a inclusão de diferentes padrões de beleza nas matérias não anulam o antigo esteréotipo de corpo, pele e cabelo; magra, alta, branca e com cabelo liso. Este parâmetro é vigente principalmente entre as adolescentes mais novas.  As matérias incentivam a busca incansável pela imagem  perfeita e o comportamento socialmente adequado, sem levantar temas culturais ou socialmente relevantes. Isto fomenta a construção de um perfil de adolescentes supérfluas e consumistas.