Posted by admin On novembro - 24 - 2010

O Portal Imprensa tem como linha editorial apresentar notícias nacionais e internacionais, além de informações feitas pelos e para os profissionais da área de comunicação.

O projeto gráfico do Portal é bastante simples. O site utiliza-se de fundo branco, com as seções destacadas em vermelho e cinza. As letras estão na maioria em cor preta. No entanto, o site sofre quanto ao excesso de publicidade, principalmente em sua página principal. O que gera uma poluição visual.

Quanto ao conteúdo, em sua página principal encontramos:

• Notícias destaques, que são compostas pelas últimas notícias interessantes. Essas são gerais, sendo de qualquer seção;
  • Há um espaço para Opinião, no qual jornalistas abordam algum assunto atual ou polêmico;
  • Abaixo, há um espaço onde o site subdivide as notícias em nacionais, internacionais, relacionadas à Imprensa, curiosidades e notícias de mídia.

Ainda na home do site, há uma barra à esquerda do internauta, composta de diversas seções, subdivididas em interesses exclusivos. São elas:

• Foca online – em cuja seção o site coloca todas as notícias referentes ao próprio jornalismo. Desde prêmios a concursos, encontros e outros assuntos do interesse dos comunicadores.
  • Sindical – Todas as notícias relacionadas ao Sindicato dos Jornalistas e questões burocráticas relacionadas à profissão.
  • Colunistas – Espaço para jornalistas divulgarem textos de assuntos diversos e em discussão.
  • Agenda – “Lembrete” e espaço para divulgação aos interessados em fazer inscrições para concorrer a prêmios jornalísticos, apreciar inaugurações de edições ou semanas de jornalismo, dentre outros eventos.
  • Livros – Divulgação de lançamentos, inscrições para concorrer a prêmios de livros, e outros assuntos relacionados às obras literárias.
  • Entrevista da semana – Textos com entrevistas sobre variados assuntos.
  • Traço – Assuntos relacionados a desenho, desde televisivo à revista de quadrinhos.
  • Ponto de Vista – Assuntos relacionados à fotografia.
  • Humor – “Mancadas” pessoais e acontecimentos engraçados.
  • Enquetes – Enquete presente também na seção principal e que é alterada com o tempo. Há o histórico das anteriores.
  • Última hora – Contém as últimas notícias.

O site, sem sombra de dúvidas, é um ótimo auxílio a estudantes e profissionais de comunicação. Sempre bem atualizado, se mostra uma ferramenta eficaz da critica da mídia.

Grupo: Rayane Resende, Sabrina Carvalho, Tábatha Barbosa, Yumi Inoue.

Disponível em: http://portalimprensa.uol.com.br