Posted by admin On setembro - 23 - 2010

A notícia veiculada no portal da Rede Globo, G1, no dia 25 de agosto de 2010, é de grande impacto e comoção social pela importância do assunto (saúde), e também pelo sensacionalismo explícito, que fomenta ao internauta uma curiosidade de leitura imediata da matéria. Tanto é, que ficou entre as cinco mais lidas do site pesquisado.

Uma equipe de médicos da Argentina consegue remover um tumor de 23 kilos de uma pacinete idosa. A fotografia que fora usada no corpo do texto também se torna uma forte componente do sensacionalismo presente no produto informativo. No ato da cirurgia os médicos posaram para foto, segurando o tumor como um troféu nos braços.

É fato que o portal não é um veículo especializado em ciência/tecnologia, mas as informações (de acordo com a redação do site/jornal) de mais relevância, são publicadas, provavelmente em virtude do valor-notícia.

A matéria, propriamente dita, não aprofunda no fato e portanto não corresponde a uma análise bem feita do assunto, deixando de transmitir informações importantes do acontecimento citado. Portanto, uma oportunidade de exploração de um tema tão impactante, passou despercebida.

Em outras considerações, faltou também a humanização da notícia; trazer a historia da pessoa para dentro do texto, falar das difuldades enfrentadas. Afinal, segundo o site, foram dez anos de sofrimento dessa paciente.

Confira a matéria na integra no link abaixo:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/medicos-argentinos-removem-com-sucesso-tumor-de-23-quilos.html

Fabio Augusto, Mateus Fagundes, Marcelo Quintino, Simião Castro e Wagner Baldez

Categories: Texto

Leave a Reply