Posted by admin On junho - 2 - 2014

Por Bianca Cobra, Fernanda Belo, Fernanda Marques, Isadora Lira, Marcos Resende, Marllon Bento

Descascar e comer uma banana são ações triviais. Porém, a partir do momento em que isso acontece durante uma partida de futebol, dentro de campo, rompe o que é esperado, quebra uma sequência e desorganiza o presente. Vira um acontecimento. A mídia é um espaço em que os acontecimentos são repercutidos e no dia 27 de abril todos puderam comprovar isso.

Naquele domingo, Daniel Alves estava na partida pelo campeonato espanhol contra o Villarreal, quando, ao parar para bater o escanteio favorável para o Barcelona, viu cair diante de si uma banana. A primeira reação do jogador foi pegar a banana, descascar e comer antes de dar continuidade ao jogo.

E foi justamente isso que gerou uma avalanche de notícias. Em poucos segundos após o jogo, as redes sociais ficaram repletas de comentários sobre o fato. O alcance foi ainda maior quando artistas começaram a postar fotos acompanhadas da hashtag #SomosTodosMacacos, segurando bananas.

O portal de notícias O Globo publicou, no mesmo dia do ocorrido, uma notícia explicando o fato. Começou a notícia dizendo que havia acontecido um “fato inusitado”, sendo que essa atitude de jogar bananas no campo para os jogadores não é incomum, pelo contrário, sempre aconteceu em campos de futebol. A notícia contou com detalhes e com linguagem simples o ocorrido e postou um vídeo para situar o leitor da ação do jogador, apresentou a reação do colega de time, Neymar, e do próprio Daniel Alves, na rede social Instagram. Com isso, fez um panorama geral, mostrando o que foi desencadeado a partir do fato.

Para reter o assunto, três dias depois do jogo, dia 30 de abril, o portal publicou uma foto do jogador segurando uma banana, comentando de uma entrevista dele dada à BBC Brasil. Expôs a opinião de Daniel Alves, que disse ser hipocrisia as críticas feitas para a campanha #SomosTodosMacacos.

Ao acompanhar várias notas publicadas pelo portal percebe-se que em cada matéria existem hiperlinks que facilitam o acesso para outras notícias já publicadas, são outras informações, que o leitor ou tenha curiosidade de ler ou se localize melhor sobre o que ele está lendo no portal. Isso induz o leitor a ler outras notícias e assim permanecer no site.

Na primeira semana de maio, o acontecimento teve repercussão diária. O Globo, no dia 02 de maio, publicou uma notícia em que Pelé fala que o caso foi banal e que os casos de racismo no futebol são raros. No decorrer, contrariando as notícias que já haviam sido publicadas, inclusive aquela citada da BBC, o portal publicou que o jogador Daniel Alves não gostava da campanha #SomosTodosMacacos, por dizer que somos todos humanos e iguais, que isso que deveria ser transmitido.

Ao publicar essa matéria da fala contraditória de Daniel Alves, o portal, que até então estava publicando notícias abrangentes, pegando os vários lados da história, acompanha a polêmica da campanha que já teria sido planejada antes do fato e mostra que até o próprio Daniel Alves está se contradizendo. Porém, a mídia analisada não toma partido em nenhum momento. Não dá indícios de que concorda ou não com o fato da campanha, sempre coloca falas das pessoas envolvidas ou cita matérias de outros portais e programas, se mantendo distante e objetiva.

Por mostrar esses vários desdobramentos e novas notícias sobre o acontecimento, a mídia se mantém atual, pois está tratando de um tema popular. Com isso, o portal busca ser visitado por mais pessoas. Um assunto em alta rende muitas visitas ao site e daí tem-se a necessidade de atualizar o assunto.

Sempre retomando o fato, as notícias relembram o leitor sobre o acontecimento, fazendo com que a leitura daquela notícia nos remeta ao que houve no dia. Assim, gera no leitor, pensamentos e opiniões sobre o caso. Acompanhando a repercussão dos fatos e o desenrolar dos acontecimentos, é fácil perceber que um mesmo incidente pode ser desdobrado e recontado, ganhando outras visões e atingindo cada vez mais a população.

Categories: Destaque

Leave a Reply