Posted by admin On maio - 9 - 2014

Por Bianca Cobra, Fernanda Belo, Fernanda Marques, Isadora Lira, Marcos Resende, Marllon Bento.

Buscando aprimorar a compreensão no estudo de crítica da mídia, a análise da editoria de Entretenimento do portal de notícias R7 se fez relevante por muitos fatores. A editoria traz, em sua maior parte, notícias sobre o mundo artístico, revelando um conteúdo que se preocupa muito mais com pessoas famosas, do que com o fato ou circuitos culturais.

A exemplo disso, dentre as 15 notícias principais da página, 10 são de pessoas famosas enquanto as outras cinco são sobre beleza e alimentação. Percebemos também que os anúncios presentes nesta sessão são direcionados para o público que procura esse tipo de conteúdo, com publicidades de produtos de beleza, viagens e receitas.

A disponibilização das informações na página de início da editoria é refletida de acordo com a relevância que o portal elege, mostrando que algumas informações são consideradas mais importantes que outras. A exemplo disso, a matéria veiculada no alto da página é “Depois de ser chamada de capivara, Anitta é comparada a ratazana por internautas no Twitter” e, mais abaixo e em segundo plano “Atriz enfrenta guerra na justiça: Ex-marido de Samara Felippo quer guarda compartilhada das filhas, diz jornal”.

O slideshow exibido no alto da página reúne “um resumo” dos principais assuntos comentados, buscados e clicados na internet durante o dia e possui seis matérias. Essa organização de hierarquização demonstra que o conteúdo disponível está relacionado com a popularização da informação e que o site procura mostrar matérias que tenham mais acesso e cliques durante o dia. Entre as principais matérias do slideshow estão “Justin Bieber é detido no aeroporto de Los Angeles para interrogatório” e “Lindas de qualquer jeito! Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro posam sem maquiagem”, que, igualmente aos outros portais, estão tendo grande acesso, polêmica e repercussão.

A editoria tem, na página principal de entretenimento, muita informação e manchetes. Esse excesso a torna cansativa e traz dificuldade para encontrar o conteúdo desejado. O problema de organização, hierarquização de informação e extensão da homepage também causam esses problemas para a leitura do usuário. Apesar de ser uma atração para a leitura das matérias, o fato de que a maioria delas possuem fotos ilustrativas, tornam o layout da página muito carregado.

Podemos perceber que o número exacerbado de anúncios que sustentam a página competem visualmente com formatos e cores que ofuscam, determinadas vezes, o espaço disponível para matérias principais. Notamos, então, que a publicidade é um fator determinante da editoria e permanência do site.

Os menus são organizados por categorias principais e subcategorias com pouca distinção entre eles, fazendo com que o leitor das notícias se perca. A diferenciação de separação das editorias no menu no alto da página e na lateral torna confuso o método de organização no site, dificultando a pesquisa do usuário. O espaço disponível para o sistema de busca é pouco visível e, quando a busca é efetivada, o número de anúncios relacionados ao assunto são excessivos.

Percebe-se então que há uma grande quantidade de informações com muita variedade de cores e imagens que fazem com que o leitor fique confuso e se perca no meio dos conteúdos. As informações ditas mais importantes são as mais populares e de maior interesse do público que visita esse portal.

Categories: Destaque