Posted by admin On maio - 9 - 2014

Por Aldo Damasceno, Ana Elisa Siqueira, Daniela Júlio, Joyce Mendes, Lucimara Leandro, Rosiane João

Observamos durante uma semana o site de esportes da Globo com o objetivo de analisar aspectos formais e discursivos de seu conteúdo. Propriedade das Organizações Globo, o site é uma convergência entre os programas esportivos da Rede Globo, sendo eles: Globo Esporte, Auto Esporte e Esporte Espetacular, além de inserir conteúdo do canal de esportes da Globosat, o SporTV, mostrando informações em tempo real de jogos esportivos. A página divulga notícias de diversas modalidades esportivas, não apenas futebol, além de notícias relacionadas a atletas e personalidades do mundo esportivo.

Após análise de dez matérias, observamos um padrão na construção de seus textos como, por exemplo, mesma fonte, tamanho do título (nove a treze palavras), subtítulo de duas linhas, utilização de hiperlinks e fotos, vídeos e anúncios publicitários que obedecem a um mesmo ordenamento nas páginas. A linguagem utilizada é informal, nas matérias aparecem gírias do esporte como, por exemplo, “o volante deixou uma bola pererecando na área antes de um escanteio”, trecho da matéria sobre o jogo do Flamengo contra o Emelec, pela Libertadores.

As notícias seguem uma variação de tamanho que muda de acordo com sua relevância. Normalmente, matérias que tendem a chamar menos atenção têm até dois parágrafos, como por exemplo: “Terremoto no Chile não muda planos do Cruzeiro para jogo contra La U”. Enquanto matérias de maior destaque vêm estruturadas em até vinte parágrafos. Como ocorre em: “Inaugurada e inacabada: Arena Pantanal ainda precisa de ajustes”.

Do dia 4 a 7 de abril analisamos a primeira matéria em destaque do site, no horário de 20h30. As matérias dos dias 4 e 5 foram construídas diferentemente das comumente publicadas. A matéria do dia 4, “Lico: ‘Podem cassar nossa liminar, que agora não vamos parar. Vamos até o STF’“, é uma entrevista com o presidente do clube de futebol Portuguesa. O link da página principal direcionava o leitor a uma página específica chamada Bastidores F.C., um blog assinado por Martín Fernandes.

Já o destaque do dia 5 de abril foi a cobertura ao vivo da festa de reabertura do estádio Beira-Rio, que começou às 15h02 e terminou às 23h50. A transmissão em tempo real aconteceu através de textos curtos (até três linhas), atualizados quase a cada minuto. Neste caso, os hiperlinks direcionavam o leitor para um resgate de matérias publicadas em 2010, relacionadas ao início das obras do estádio. Além do texto o site também disponibilizou imagens e vídeos ao longo de toda cobertura.

Com relação ao uso de potencialidades, destacamos os links e hiperlinks que direcionam os internautas a outras matérias. Na maioria, são incorporados ao corpo do texto para ajudar na compreensão do assunto, pois o internauta que não acompanhou todo desdobramento pode ser contextualizado.

A interatividade também está presente nas matérias com um espaço específico para opinião dos internautas na parte inferior das páginas específicas, porém não nas de cobertura. O internauta pode manifestar sua opinião, mas não há retorno do responsável pela matéria. Outro recurso presente é a existência de abas que direcionam o internauta para outras páginas do site.

Em linhas gerais o site de esportes não é um meio totalmente independente,  é também uma canalização de notícias esportivas divulgadas em outros meios, pertencentes as Organizações Globo. Porém, mesmo com a inserção desses conteúdos o site consegue manter um padrão, desde a escrita até a estrutura da página. Isso, graças ao recurso dos hiperlinks, responsáveis também pela construção da memória do veículo. Todas as características já mencionadas, tais como: dinamismo, ter uma linguagem capaz de aproximar o público ou a constante atualização; fazem com que o site se mantenha como referência no meio esportivo.

Categories: Destaque

Leave a Reply