Posted by admin On maio - 9 - 2014

Por Danielle Campez; Endrica Fernandes; Israel Marinho; José Sampaio; Rodolfo Dias

Analisando o caderno Super Esportes do jornal impresso “O Estado de Minas” durante nove dias (de 27 de março à 4 de Abril de 2014) nota-se que a editoria apresenta algumas regularidades diárias e semanais.

A forma de montagem das páginas, os temas abordados e os colunistas são as bases deste caderno. O principal assunto é o futebol, que ocupa cerca de 70% do espaço do caderno.  Notícias sobre o vôlei, o basquete, o automobilismo, o tênis ou outras modalidades esportivas também possuem um pequeno espaço no caderno Super Esportes.

O caderno inclui as tabelas de classificação, os próximos jogos e estatísticas. Atlético e Cruzeiro ocupam a capa e a página 2 inteira. A única exceção acontece às sextas-feiras, que é quando, um colunista torcedor do América fala sobre o time. Há também o resultado na segunda-feira da loteria esportiva e de alguns outros jogos de azar da loteria federal.

Além disso, o jornal apresenta, geralmente na página 4, notícias sobre o futebol internacional de alguns times do restante do país e de outros esportes. O automobilismo aparece com frequência e ocupa meia página. O vôlei e o basquete também possuem destaque, devido a equipes mineiras disputarem essas competições, mas  tambpem  outras modalidades também são abordadas, apenas com uma nota apresentando resultados, próximas etapas e competições.

Neste ano de Copa do Mundo no Brasil, o Super Esportes traz um espaço especial destinado ao torneio. Há notícias sobre o andamento das obras, as seleções participantes e demais notícias que envolvem o Mundial. Além disso, há também na capa do caderno uma contagem regressiva no canto superior direito acompanhada do mascote da Copa, o Fuleco.

Além da coluna do torcedor do América, outras duas colunas aparecem sobre os variados temas do âmbito esportivo durante a semana. Ambas são assinadas pelo jornalista Jaeci Carvalho. Uma é a “Bomba do Jaeci”, todas as sextas-feiras na página 6. Nesta coluna ele traz informações exclusivas dos bastidores do futebol mineiro. A outra coluna não possui lugar definido no jornal e leva apenas seu nome. Esta coluna traz opiniões sobre o futebol mineiro e nacional, e geralmente aborda temas mais polêmicos do esporte.

As imagens do caderno são em grande parte de agências e dão uma ênfase maior às pessoas, os fatos geralmente ficam em segundo plano. No caso das matérias internacionais, as fotos são sempre de jogadores brasileiros que atuam fora. Como exemplo, duas matérias do time Barcelona, em edições distintas, trazem a foto de Neymar. Nessas duas matérias, os títulos eram “Com tempero brazuca” e “Emoção à brasileira” mostrando bastante regularidade nas fotos e uma falta de criatividade na criação de títulos, pois ambos têm quase a mesma grafia e fazem a mesma alusão ao “jeitinho brasileiro de ser”.

A estética do cadernos é padronizada reservando a variação para a capa em algumas edições. A arte ganha um destaque maior, sendo uma foto inteira com escritos em cima. Em dias de grandes eventos ou de jogos importantes com os principais times do Estado, infográficos aparecem para comparar antigos confrontos ou os destaques de cada equipe.

Na página 2, há um padrão em todas as edições: chamadas para o site do jornal, tweets de atletas famosos, destaques do que passará na tv, tabela e estatísticas do campeonato mineiro, além de pequenas chamadas de matérias.

Em uma visão geral, nota-se no “Super Esportes” pouca visbilidade para outras modalidades de jogos. Os textos são escritos em uma linguagem simples e de fácil entendimento ao leitor. Porém, quem lê, deve ter o mínimo de entendimento sobre futebol, devido aos jargões próprios da modalidade usados no texto. O caderno Super Esportes oferece notícia de futebol no geral, porém com a cobertura e enfoque nos dois times de maior torcida do estado. Isso poderia ser diferente, acreditamos que o caderno teria muito mais leitores caso houvesse maior abertura para outros times do estado.

Categories: Destaque

Leave a Reply