Posted by admin On maio - 9 - 2014

Por Dreisse Drielle Ferreira, Giovanna de Guzzi, Maria Augusta Tavares, Marília Mesquita, Silmara Filgueira, Stênio Lima

A TITITI, produzida pela Editora Abril, é uma revista com exemplares semanais, para publicações relacionados à televisão. Os resumos das telenovelas é o assunto mais abordado, porém a vida pública e privada de celebridades, com maior importância para atrizes e atores em destaque no momento é relevante.

A publicidade e propaganda de produtos são intercaladas com as matérias produzidas e ocupam, em especial, uma página completa da revista. Em alguns casos, a propaganda pode estar embutida na matéria. Os produtos, na essência, artigos de beleza e decoração doméstica, orientam o público leitor como feminino e das classes C e D.

Numa linguagem coloquial, há aproximação entre o veículo e o leitor através de expressões ordinárias e palavras de efeito utilizadas em jargões de personagens das novelas, no critério diferenciado de pontuação e em textos com julgamento de valor como discursos morais defendidos pela revista. A organização das páginas é feita de forma dinâmica na estrutura de textos objetivos, por vezes organizados em boxes, e com uso de imagens.

É explorada a criatividade dos suportes de difusão, no qual, pelo celular passa a ser possível receber informações sobre a telenovela, ou, por carta, conversar com o autor da mesma. Sendo uma revista, a TITITI usa de dois recursos interessantes muito comuns no jornal impresso, catálogo de classificados, especialmente com anúncios de oráculos, tarólogos e astrólogos; e passatempos, como palavras cruzadas e testes sobre a tevê. Há uma seção exclusiva para horóscopo.

Na produção da capa, há uma aposta em recursos visuais marcantes – cores fortes, títulos em corpos grandes e balões de opinião. O título é chamativo, remete ao assunto principal da edição e possui vínculo com a imagem do casal em destaque da telenovela de maior audiência.

Na hierarquização das informações, os assuntos relacionados à Rede Globo de Televisão ocupam maior número de páginas na revista, seguida do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Rede Record, o que sugere o vínculo com o Índice Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). A revista busca características dos personagens e, através de entrevistas, contextualiza com o artista que o interpreta.

É uma revista com 42 páginas, organizada para uma leitura rápida e eficiente. Possui o valor simbólico de R$1,99 com tiragem de aproximadamente 250.000 exemplares por edição, é vendida com exclusividade nas bancas.

A TITITI cativa seus leitores com abordagens diferenciadas referente aos resumos das telenovelas brasileiras. Com o tema “o mundo da TV em suas mãos” ela fideliza seu publico.  Desta forma, ganha cada vez mais espaços na casa dos brasileiros que procuram, de certa forma, estar inteirados do acontecimentos da vida dos famosos e da TV brasileira.

Categories: Destaque