Posted by admin On maio - 9 - 2014

Por Éllen Nogueira, Hélen Cristina, Jéssica Moutinho, Roberta Nunes, Teka Lindoso

O Jornal Hoje vai ao ar pela Rede Globo de televisão de segunda-feira a sábado no horário de 12:45h. É apresentado pelos jornalistas Sandra Annenberg e Evaristo Costa. Neste trabalho foram analisadas as edições de 24 a 28 de março de 2014. Cultura, entretenimento, dicas para emprego, beleza e comportamento são temas freqüentes no JH, abordados com tom descontraído. O horário de exibição é um dos fatores que colabora para o dinamismo presente em suas edições.

Produzido com uma linguagem clara, os jornalistas conversam entre si e têm uma postura mais leve diante da bancada. O JH começa com o cumprimento entre os dois jornalistas e o “boa tarde” aos telespectadores. Em seguida, aproximadamente 15 chamadas sobre as matérias do dia são feitas utilizando o recurso da imagem fotográfica ou do vídeo. Com freqüência, o jornal utiliza trechos de uma entrevista durante a chamada. Este recurso funciona como um atrativo para o telespectador acompanhar a edição.

A previsão do tempo é realizada em outro estúdio e começa após os apresentadores chamarem a jornalista e conversarem com ela pela tela. Este é um momento em que aparecem várias notícias relacionadas ao clima, e mostram de perto um pouco da realidade dessas situações.

A interatividade com o público acontece pelas redes sociais em todo o tempo. Os telespectadores podem comentar, sugerir e fazer perguntas, por exemplo no quadro Sala de Emprego que após a transmissão da matéria continua o bate papo pelo site do jornal. Durante a apresentação também aparecem vários ícones que interagem com o público, como as matérias que são disponibilizadas na íntegra no site. O apresentador fala diretamente com o telespectador para conferir o site que aparece na tela.

As entrevistas nas matérias são poucas e, geralmente, realizadas com especialistas. A narração da reportagem é marcante e extensa. O Jornal Hoje tem quadros fixos como o Tô de Folga que dá dicas de viagens para os telespectadores, Crônicas JH que conta narrativas de outros países, Sala de Emprego que se propõe a ajudar o público a obter destaque no mercado de trabalho e o Hoje em Casa que divulga informações sobre design de interior e planejamento estético do lar.

O JH é caracterizado pela intimidade que os apresentadores direcionam ao telespectador. Por ser um telejornal mais contemporâneo ele traz temas mais diversificados que conquista um público mais amplo. Apesar dessa aproximação com o telespectador, e do tom de leveza que vemos no decorrer do jornal, percebe-se que ao falar de um assunto mais sério a expressão do jornalista muda.

Na análise feita nota-se que o JH possui um padrão fixo, mas a forma como os jornalistas da bancada conduzem o jornal não o deixa pesado. O uso de uma linguagem mais coloquial e de reportagens mais leves facilita o entendimento do que está sendo noticiado. A proximidade com o telespectador que acompanha o jornal, continua na internet através da comunicação pelas redes sociais. As características do Jornal Hoje apresentadas ao longo do texto mostram que o seu formato é um modelo a ser seguido. Com quarenta e três anos de existência o JH é um dos únicos noticiários que mantém fixo o seu horário na grade de programações da Rede Globo.

Categories: Destaque

Leave a Reply