Posted by admin On fevereiro - 25 - 2014

Kaio Barreto*

Em uma parceria entre o Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Centro de Referência da Assistência Social Volante Bairros (CRAS) foi proposto a estudantes da rede pública das cidade de Mariana e Ouro Preto, visitas ao campus de Mariana, em especial às instalações do curso de jornalismo da universidade, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) afim de apresentar o curso aos jovens, bem como fornecer subsídios acerca de uma leitura mais crítica da mídia.

Após a apresentação do projeto e considerações dos alunos da disciplina de Crítica da Mídia sobre jornalismo e sua influência no meio social, os jovens Felipe, Gabriel, Thalita, Beatriz, Ryan e Allan visitaram as dependências do ICSA e também a assessoria de comunicação, a TV e a rádio da UFOP a fim de conhecer como se dá a prática da produção jornalística. Feito isso, foi proposta uma atividade supervisionada na qual os alunos do projeto CRAS vivenciaram a produção jornalística produzindo perfis de conhecidos e vizinhos de sua comunidade.

A importância de se desenvolver um projeto como este é subsidiar aos adolescentes de ambas as partes a experiência positiva de convívio e troca mútua de conhecimento, seja ele acadêmico ou social. Trata-se de uma experimentação que visa interação quebrando preconceitos, inserindo maior perspectiva aos envolvidos. O mais importante – além dessa troca – é gerar uma capacidade aos alunos de conhecer quais os processos que interferem na criação de conteúdo jornalístico e como fatores econômicos e sociais podem influenciar essa produção.

Em suma, essa parceria proposta serviu – e servirá – para praticar também os ideais de ética que tanto debatemos na academia. Se nós aprendemos sobre crítica midiática através das aulas na disciplina, o ideal é buscar estender esse conhecimento a comunidade a qual estamos utilizando de todos os seus bens. Do mesmo jeito que reconhecemos não estar tão passivos ao conteúdo que nos é ofertado, tenho certeza que os alunos por nós assistidos na parceria agora também reconhecem isso quando ligam a TV, ouvem rádio ou navegam pelo cyber espaço – e isso é o mais gratificante.

*texto revisado apenas pelo autor.

Categories: Destaque