Posted by admin On outubro - 19 - 2010

A eleição de Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, como Deputado Federal de São Paulo traz a tona uma discussão muito importante sobre o processo eleitoral brasileiro. Como é possível que as pessoas confundam fama com capacidade de representar o povo em uma Câmara de Deputados e dêem a um palhaço a votação de 1.353.820?

Que tiririca é famoso e querido por grande parte da população, é fato. Mas seus talentos como gestor público devem, com certeza, ser questionados. É possível que muitos tenham votado como forma de protesto contra as recorrentes denúncias de corrupção. Mas o principal culpado pelo político corrupto são justamente os eleitores, que vendem seus votos.

Outro ponto interessante no processo eleitoral 2010 é o grande número de processos que não foram definidos e com isso, candidatos que não tiveram a candidatura aprovada fizeram campanhas e receberam votos. Esse é o caso de Tiririca, acusado de não saber ler ou escrever e, portanto inapto a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Agora, depois de eleito, o Ministério Público encaminhou ao juiz da 1º zona eleitoral de São Paulo uma denúncia contra o palhaço. Cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral.

A verdade é que se provada a acusação, todos os votos de Tiririca são invalidados e vários outros candidatos, beneficiados pelos votos do famoso na coligação, podem perder os mandatos. Assim, aconteceria uma nova divisão das vagas.

O fato é que antes do início da campanha política, três meses antes das eleições, todos os candidatos já deveriam ter sido julgados, de forma que só os aprovados pudessem lançar seu nome, de forma que as pessoas não votem em que não possa ser eleitos.

Agora, o processo deve estender-se por um longo tempo, devido aos recursos que ainda cabem a defesa. É provável que ele assuma o cargo e o processo não esteja resolvido ainda. Aliás, é difícil prever quando isso tudo será finalizado. Até lá, provavelmente São Paulo terá um deputado incapaz de ter discernimento de votar em uma lei qualquer. E a novela da eleição, ou não, de Tiririca vai continuar sendo assunto nos diversos meios de mídia.

Matéria veiculada dia 04/10/2010

http://tudonahora.uol.com.br/noticia/eleicoes-2010/2010/10/04/113103/justica-de-sp-recebe-denuncia-feita-pelo-mpe-contra-tiririca

Leave a Reply