Posted by admin On fevereiro - 14 - 2014

Raquel Lima

Na quarta-feira do dia 12 de Dezembro de 2013, o Uruguai, país de cerca de 3,5 milhões de pessoas, aprovou a legalização da maconha no país. O projeto foi aprovado após 11 horas de discussão no Senado por 16 votos a 13, após ter passado pela Câmara e então obteve a sanção do presidente, Jose Pepe Mujica.

Essa nova e polêmica informação foi bastante difundida no Brasil, país que faz fronteira com o mesmo e que possui fortes laços históricos e culturais. Os jornais fervilharam com a notícia, mostrando como essa decisão inovadora na América do Sul repercutiu no país. O Uruguai se tornou então o primeiro país no mundo em que o Estado regula toda a produção e distribuição da maconha, desde o início de sua cadeia produtiva.

Em matéria publicada no Terra a chamada é: 12 de Dezembro de 2013•17h29 ONU: legalização da maconha no Uruguai é uma atitude de “piratas”. Onde, em uma entrevista, o presidente da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), Raymond Yans, se mostrou extremamente crítico com a lei que legaliza a maconha no Uruguai.

Já no site O Globo: 10/12/13 – 13h44 Atualizado: 10/12/13 – 14h09: A legalização da maconha no Uruguai em 10 pontos. Foi mostrada uma foto de um uruguaio cultivando seu pé da planta e foi explicado detalhadamente como funcionará a lei, que permitirá o consumo de 40g por pessoa por mês e informando que os que plantarem, armazenarem ou comercializarem ilegalmente poderão cumprir pena de 20 meses a 10 anos de prisão, além de que fica proibido fazer qualquer tipo de campanha da droga e passa a ser obrigatório o ensino da matéria “prevenção do uso problemático de drogas” em escolas e universidades.

O site G1 se mostrou mais preocupado com as relações dos brasileiros que moram na fronteira entre os países: 12/12/2013 00h50 – Atualizado em 12/12/2013 00h50: Legalização da maconha no Uruguai preocupa moradores da fronteira. Mostrando que alguns cidadãos se mostram receosos com a possibilidade de o tráfico aumentar no Brasil.

No jornal Folha de São Paulo: 11/12/2013 17:03: Legalização da maconha no Uruguai não afetará saúde brasileira, diz ministro. Onde o ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a legalização da maconha no Uruguai não terá impacto sobre a saúde brasileira.

Foram feitas mais inúmeras matérias abordando o fato, o que mostra que a notícia foi muito comentada e difundida no Brasil, talvez por serem países vizinhos, talvez pelos inúmeros laços que unem ambos ou talvez por esta ser uma decisão inovadora no mundo. Sabemos que os brasileiros também são bem divididos em relação à uma possível legalização da maconha também em nosso território, então, o que pode ter movido a imprensa brasileira tão fortemente na transmissão dessa notícia, é a curiosidade brasileira de saber se essa decisão seria a correta também em território nacional. Ao mundo, resta esperar para saber como será a aplicação da lei na realidade, e se essa será em fim, a decisão que porá fim ao narcotráfico.